Débora Maia

O presidente Joe Biden esteve em Surfside, FL, nesta quinta-feira-feira (1º ), onde se reuniu com familiares dos mortos e desaparecidos no desabamento parcial do edifício Champlain Towers South, ocorrido na quinta-feira (22).

Até o momento, 18 corpos foram retirados dos escombros e as equipes de busca estão à procura de outras 145 pessoas.

Biden esteve reunido por quase três horas com cerca de 200 membros das famílias afetadas em uma sala fechada para a imprensa. “Ele não foi embora até que todos que quisessem falar com ele tivessem a oportunidade”, disse uma das pessoas presentes ao jornal Miami Herald.

Mais tarde, ele concedeu entrevista coletiva no hotel St. Regis, em Bal Harbour, vizinha a Surfside. Ao lado da primeira-dama, Jill Biden, o presidente afirmou que o governo federal vai cobrir 100% das despesas do condado de Miami-Dade e do estado da Flórida por 30 dias após a tragédia.

Ele também falou que o U.S. State Department vai facilitar a concessão de vistos aos parentes das vítimas do desabamento para que possam viajar da América Latina aos Estados Unidos,  por se tratar de um situação “extremamente humanitária”.

Pelo menos 36 pessoas de países latino-americanos – incluindo Brasil, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Cuba, Chile, Paraguai, Porto Rico e Argentina – estão entre os desaparecidos. Ainda não se sabe se existem vítimas ou sobreviventes de outros países estrangeiros.

A prefeita de Miami-Dade, Danielle Levine Cava, e o governador Ron DeSantis agradeceram a Biden pelo apoio, dizendo ao democrata: “Você reconheceu a gravidade desta tragédia desde o primeiro dia e nos deu muito apoio.”

Biden e a primeira-dama embarcaram no avião presidencial em Miami no fim da tarde de volta para Washington.

Interrupção temporária das buscas

Os esforços de busca e resgate na área do desabamento do Champlain Towers South foram suspensos nesta quinta-feira por cerca de 15 horas, devido à preocupações com a instabilidade do que resta da estrutura.

O trabalho foi retomado depois que uma equipe engenheiros atestou que era seguro continuar as escavações. 

As chuvas que têm afetado o sul da Flórida nos últimos dias também tem desafiado o trabalho da força-tarefa, desestabilizando a pilha de entulhos que está sendo removida do local. 

Além disso, a tempestade tropical Elsa que  ganhou força nas últimas horas e se tornou o primeiro furacão da temporada 2021 no Atlântico, ameaça atingir a região na próxima semana.

Pelas redes sociais, o Miami-Dade Assistant Fire Chief, Raide Jadallah, declarou que a segurança dos trabalhadores é um fator dos mais importantes .“ Não podemos deixar este prédio cair em cima dos nossos salvadores”.

The post Biden se reúne com familiares das vítimas do desabamento em Surfside, FL first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA