Pelo menos 600 crianças desacompanhadas são apreendidas por agentes do U.S. Customs and Border Protection (CBP) todos os dias.

Segundo informações obtidas pela CNN junto ao Departamento de Homeland Security, essa média diária é muito maior que a registrada no mês passado. Para efeitos de comparação, em 2019 no auge da crise na fronteira, 370 menores eram apreendidos diariamente.

Esses números alarmantes aumentam a pressão sobre o presidente Joe Biden, que vem sendo pressionado para tomar medidas mais efetivas para amenizar a crise na fronteira.

No fim de semana, fotos de dentro dos centros de detenção de imigrantes do U.S. Customs and Border Protection (CBP) em Donna, no Texas, foram divulgadas pelo deputado democrata Henry Cuellar, do Texas, para mostrar a superlotação.

As fotos foram tiradas no último fim de semana e mostram imigrantes aglomerados, dormindo no chão com cobertas de alumínio, cenas que se repetiram em governos passados.

O deputado tem sido um crítico ferrenho de como a administração de seu aliado Joe Biden vem conduzindo a situação na fronteira dos EUA com o México. “Essas imagens são tristes de se ver em uma situação regular, mas em meio a uma pandemia é muito pior. O governo tem a melhor das intenções, tudo que eles querem é tratar essas crianças de uma forma humana, mas o problema é que as boas intenções estão sendo superadas pelo grande número de pessoas”, disse Cuellar.

Somente na última semana, mais de 10 mil imigrantes – famílias, adultos e crianças – foram detidos pelo CBP.

O chefe do DHS, Alejandro Mayorkas, disse que a atual administração está trabalhando para conter a imigração na fronteira, mas que demanda tempo. “Sabemos que esses centros de detenção não são feitos para crianças, por isso, estamos trabalhando para processar todos esses casos rapidamente”, disse.

The post Biden é pressionado a agir para conter imigração na fronteira first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA