O presidente Joe Biden reagiu nesta terça-feira (3) à resistência do governador da Flórida, Ron DeSantis, em restabelecer a exigência do uso de máscara no estado como medida de controle da propagação da variante delta: “Se não quer ajudar saia do caminho”, falou Biden.

Juntos, os estado da Flórida e Texas respondem por um terço de todos os casos de covid-19 detectados nos EUA nas últimas duas semanas.

Na sexta-feira passada, DeSantis emitiu uma ordem executiva ameaçando suspender a transferência de verbas estaduais aos distritos escolares que impuserem aos alunos o uso da proteção facial nas salas de aula. Ele defende que essa decisão deve caber aos pais das crianças.

A determinação do governador, entretanto, contraria a mais recente orientação dos Centers for Disease Control (CDC), que pede que todas pessoas acima de dois anos de idade e independentemente do status de vacinação usem máscara em locais fechados.

Durante uma conferência na Casa Branca, Biden declarou que “se alguns governadores não estão dispostos a fazer a coisa certa para combater essa pandemia, eles devem permitir que escolas e empresas possam fazê-lo”.

O governador Greg Abbott, do Texas, também proibiu governos e estabelecimentos locais de exigirem atestados de vacinação e disse que as crianças não serão “forçadas a usar máscara nas escolas”. “Esta é uma questão pessoal”, argumentou Abbott.

Nesta terça o governo federal divulgou a marca de 70% dos adultos vacinados com  pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Meta alcançada praticamente um mês depois da data originalmente estabelecida de 4 de julho.

Biden também anunciou que os EUA doaram mais de 110 milhões de doses de vacinas a 65 países, mas a Casa Branca manteve seu foco na crise doméstica, principalmente nos dois estados liderados pelos republicanos e que representam uma proporção exagerada do número de casos no país.

The post Biden diz a governador da Flórida que ajude a combater a covid ou “saia do caminho” first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA