O diretor de futebol do Barcelona, Mateu Alemany, disse nesta quinta-feira que o clube comunicou o atacante francês Ousmane Dembélé e seus representantes que o jogador, que tem contrato se encerrando em junho deste ano, “deve sair imediatamente”. “Parece evidente que o jogador não quer continuar no Barcelona e se envolver em um futuro projeto. Nestas condições, lhe dissemos, e aos seus agentes, que deverá ir embora de imediato”, disse Alemany em declarações ao site oficial do time.

O aviso do diretor acontece um dia depois de o treinador Xavi Hernández não ter convocado o jogador francês para o jogo desta quinta-feira contra o Athletic Bilbao, no estádio Novo San Mamés, em Bilbao, pelas oitavas de final da Copa do Rei, e também ter dito que a porta de saída estava aberta, caso não renovasse.

“O Dembélé ou renova ou vai sair do clube. Não vai ficar nas tribunas assistindo aos jogos. Fui muito claro com ele. Estamos em negociações há cinco meses. Já chega. Não podemos esperar mais. Os interesses do clube têm sempre que prevalecer. Ele já disse que quer ficar, mas esta situação tem que acabar”, disse Xavi Hernández.

Nesta quinta-feira, Alemany lembrou que as negociações para a renovação de Dembélé começaram há seis meses, com várias ofertas do Barcelona, e que foi tempo mais do que suficiente para o jogador decidir o seu futuro. A partir deste mês, o francês pode assinar um pré-contrato com outro clube e o fato de não avançar com a renovação faz com que o Barcelona considere que não está comprometido.

Dembélé, de 24 anos, está no Barcelona desde a temporada 2017-2018 e na atual foi utilizado apenas em 11 jogos, tendo marcado um gol apenas. Formado no Rennes, o atacante, campeão da Copa do Mundo de 2018, jogou dois anos no Borussia Dortmund, da Alemanha, antes de se acertar com o clube espanhol.

A imprensa espanhola tem divulgado nos últimos dias que Dembélé deverá mesmo deixar o Barcelona e que seu destino pode ser o futebol inglês ou até mesmo um regresso à França para jogar no Paris Saint-Germain.