Voltou para o Brasil, depois dos quase 42 anos que completaria em julho vivendo nos Estados Unidos, o biólogo oceanográfico Luiz Rodrigues, incansável ativista pela causa ecológica em Miami, onde fundou e dirigiu por muitos anos a ECOMB (Environmental Coalition of Miami Beach), organização sem fins lucrativos que cuidava da saúde das águas litorâneas da cidade. Com mestrado em Ecologia Tropical, ultimamente Luiz coordenava a Biscayne Bay Marine Health Coalition, iniciativa que reúne voluntários, governo e empresários em torno de projetos para a preservação da qualidade das águas da Biscayne Bay. Em reconhecimento aos benefícios do seu trabalho para a ecologia da região, o condado de Miami-Dade resolveu homenageá-lo, criando o ‘Luiz Rodrigues Day’, que será comemorado todo dia 15 de março. Luiz já está na sua Niterói natal, no Rio de Janeiro, onde pretende passar mais tempo ao lado da família.

Trinta Anos de Liderança

Debora e Silair Almeida na sede da PIB em Pompano Beach (Foto: Facebook)
Debora e Silair Almeida na sede da PIB em Pompano Beach (Foto: Facebook)

Com uma grande confraternização na sede da sua igreja de Pompano Beach, o pastor Silair Almeida comemorou 30 anos à frente da Primeira Igreja Batista da Flórida (PIB), a maior congregação evangélica brasileira do estado. Além da longevidade na liderança, a data tem um sabor especial para Silair. Há poucas semanas ele passou por uma cirurgia para receber três pontes de safena, por conta de uma insuficiência cardíaca. A cirurgia foi um sucesso, e a plena recuperação trouxe força renovada para celebrar a data tão importante. 

A PIB cumpre um importante papel social na sua região, ajudando tanto brasileiros quanto hispânicos e americanos, e ainda atua em comunidades carentes fora dos Estados Unidos, com missões de ajuda social em comunidades pobres no Haiti e na Amazônia. Recentemente, a PIB ultrapassou a marca de 40 mil cestas básicas distribuídas para famílias afetadas financeiramente pela pandemia, num esforço coletivo que envolveu toda a congregação.

Numa época em que os princípios cristãos têm sido tão vilipendiados e distorcidos em nome de diferenças políticas, é um alento contar com lideranças que exaltam o puro sentido de tolerância, solidariedade e empatia com o sofrimento alheio que caracteriza a verdadeira fé cristã.

Parabéns, Silair Almeida, que venham ainda muitos anos de liderança.

Brazilian Voices em ação

O grupo vocal de mulheres brasileiras radicadas nos EUA, Brazilian Voices, como todo mundo, tem buscado alternativas para suas apresentações em tempos de pandemia, com apresentações virtuais. Nesta sexta-feira, 26 de março, o BV apresenta pelo Zoom a perfomance Relaxing Brazilian Jazz, com a participação do flautista Robert Billington. O show vitual pode ser acompanhado em miami.zoom.us/j/94513022180, ao meio-dia. No próximo mês, entretanto, elas estarão ao vivo, no dia 9 de abril, em Pinecrest, quando o coral liderado por Beatriz Malnic e Loren Oliveira vai participar do evento Autism Awareness, ao lado da Greater Miami Youth Symphony. O concerto é dedicado à conscientização para o tratamento do autismo (Autism Spectrum Disorder-ASD). Começa às 7:00 p.m., e o endereço é 11000 SW 57th Ave., Pinecrest, FL 33156. Mais informações em www.gmys.org.

Brazilian Festival Confirmado

Já foi dada a largada para o Brazilian Festival Florida 2021, a maior festa comunitária brasileira do estado, que este ano comemora dez anos de sucesso. O Festival é produto do sonho do empresário Luciano Sameli, que com incansável dedicação vem trazendo todos os anos artistas de renome internacional para uma grande festa comunitária brasileira, com tudo que tem direito – feira de artesanato, comidas típicas, presença de empresas com várias ofertas, atrações para crianças, carnaval e muito mais. Este ano, Sameli escolheu os dias 18 e 19 de setembro para o BF, em Fort Lauderdale, cidade parceira do evento.

Olímpiadas de Português na Flórida

O Consulado-Geral do Brasil em Miami avisa que já estão abertas as inscrições para a I Olimpíada de Português como Língua de Herança, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE). A Olimpíada visa valorizar o ensino da língua portuguesa na Flórida e as inscrições estão abertas em duas categorias: de 9 a 12 anos e de 13 a 15 anos. Podem participar brasileiros ou filhos de brasileiros, e as inscrições vão até o dia 21 de abril. Os melhores textos farão parte de uma publicação do MRE, e também serão publicados no AcheiUSA. Integram a comissão organizadora do concurso o Setor Educacional do Consulado e o Departamento de Línguas Modernas da Florida International University (FIU). O regulamento do concurso e mais informações em http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/olimpiadas_de_portugues.xml

Vitória Pessoal

Fred Martins, recuperado e pronto para novos desafios à frente da VER (Foto: Facebook)
Fred Martins, recuperado e pronto para novos desafios à frente da VER (Foto: Facebook)

Depois de uma longa temporada hospitalizado com covid-19, passa bem já em casa o CEO da Volunteer Emergency Relief (VER), Frederico (Fred) Martins. A covid-19 foi dura com Fred. Ele teve complicações e passou cinco dias na UTI do West Boca Hospital Center, mas recuperou-se. A experiência rendeu um longo e impressionante relato que Fred fez na sua página do Facebook, contando detalhes do seu combate pessoal à doença e a dedicação da equipe médica na sua recuperação. A VER é uma organização sem fins lucrativos (ONG) que atua em crises de emergência, como furacões e outras catástrofes. Uma de suas mais significativas missões foi depois da passagem do furacão Dorian sobre as Bahamas, em 2019, quando uma legião de voluntários da VER levou todo tipo de auxílio material e humanitário para os desabrigados das ilhas.


Vacine-se!

The post Back to Nikiti first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA