Foto11 Patrulheiro da fronteira Autoridades prendem patrulheiro da fronteira indocumentado
O CBP emitiu um comunicado informando que Marco Antônio de La Garza Jr. havia sido preso em 22 de fevereiro, em Douglas (Ariz.)

A Patrulha da Fronteira (CBP) contratou Marco Antônio de La Garza Jr. em abril de 2012

Um agente da Patrulha da Fronteira (CBP) nascido no México alegou ter nascido no Texas e ilegalmente assumiu o posto. Diretrizes determinam que para trabalhar no órgão os candidatos devem provar que são cidadãos dos EUA, natos ou naturalizados. As autoridades ainda não descobriram como Marco Antônio de La Garza Jr. conseguiu tal cargo mesmo não sendo cidadão americano.

Um registro preenchido na quarta-feira (27) em Tucson (TX) detalhou que Garza mentiu sobre a cidadania em outubro, durante uma verificação de rotina ligada ao emprego dele. O patrulheiro de 37 anos também é acusado de mentir sobre o seu país natal, ano passado, quando aplicou para o passaporte dos EUA.

A CBP o empregou Marco Antônio em abril de 2012, confirmou a porta-voz Teresa Small, através de um e-mail na sexta-feira (29). Ela evitou tecer mais detalhes.

Cosme Lopez, porta-voz da Promotoria Pública Federal, evitou comentar como a verdadeira cidadania do patrulheiro não foi descoberta no momento da contratação.

O CBP emitiu um comunicado informando que Marco Antônio havia sido preso em 22 de fevereiro, em Douglas (Ariz.). Entretanto, o órgão não detalhou o cargo ocupado pelo patrulheiro e como as autoridades dos EUA contrataram um cidadão mexicano para atuar como agente.

Ao longo dos anos, o Governo Federal tem recebido críticas por não verificar de forma adequada os antecedentes das pessoas que procuram emprego como patrulheiros na fronteira. As críticas geralmente surgem quando o governo avalia em acrescentar um número grande de patrulheiros na fronteira dos EUA com o México.

Matthew H. Green, advogado em Tucson (TX) que defende o patrulheiro, evitou comentar o caso.

As autoridades informaram no tribunal que o réu alegou ter nascido em Brownsville (TX), quando na realidade ele nasceu na outra margem do Rio Grande, em Matamoros, México.

Fonte: Brazilian Voice