Enquanto milhões de crianças e adolescentes não vacinados se preparam para retornar às aulas presenciais, o número de casos de COVID entre eles em New Jersey está aumentando, de acordo com dados do Departamento de Saúde do estado.

Na semana passada, 6,58% das crianças menores de 18 anos tiveram resultados positivos em 37.407 testes, de acordo com as estatísticas do Departamento de Saúde citadas pela NJ Advance Media. Os casos aumentaram a cada semana desde 3 de julho, quando a taxa de positividade foi de 1,05% de 28.016 testes.

Na semana passada, o número de casos de COVID-19 em crianças em todo o país atingiu os maiores níveis desde o pico do inverno passado. E com o retorno às aulas, a variante Delta em ascensão e o inverno se aproximando, as autoridades de saúde temem que isso possa piorar.

De cerca de 38.000 casos por semana perto do final de julho, a semana que terminou em 19 de agosto viu mais de 180.000 casos em crianças, de acordo com o relatório.

O aumento ocorreu quando 48,4% da população ainda não foi totalmente vacinada, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). E o número médio de novos casos relatados diariamente aumenta para mais de 151.000.

A vacina Pfizer / BioNTech foi aprovada em sua totalidade pela Food and Drug Administration (FDA) segunda-feira para crianças com mais de 16 anos de idade.

Da mesma forma, a Moderna anunciou na quarta-feira que concluiu sua apresentação ao FDA para aprovação total de sua vacina COVID-19 para pessoas com 18 anos de idade ou mais. A Moderna disse que solicitou uma revisão prioritária da agência. A vacina da Moderna está atualmente disponível sob uma autorização de uso de emergência para pessoas com 18 anos de idade ou mais. A empresa começou a enviar dados para aprovação do FDA em junho.

Mesmo assim, crianças com menos de 16 anos ainda não podem receber a vacina e as atuais autorizações de uso de emergência cobrem apenas adolescentes com 12 anos ou mais.

 

Crianças de 5 a 11 anos são o próximo grupo na lista a receber a vacina COVID-19, e uma autorização de uso de emergência atualizada do FDA levaria à imunização de pelo menos 28 milhões de crianças adicionais, representando aproximadamente 9% da população do país.

Mas o processo de licenciamento de uma vacina para essa faixa etária pode não estar completo até o final do ano civil, disse o Dr. Vivek Murthy, Cirurgião Geral dos Estados Unidos.

O governador Phil Murphy observou que os estados do sul e do meio-oeste já viram casos de crianças dispararem, o que levou algumas escolas a retornar ao aprendizado virtual.

No condado de Hillsborough, Flórida, mais de 13.000 alunos e funcionários estão em quarentena, disse o governador, observando que mais de 20.000 alunos em todo o Mississippi foram expostos ao vírus. Ele acrescentou que Ware County, Geórgia, fechou todas as suas escolas e, no Texas, vários distritos fecharam ou atrasaram o início de seus anos letivos devido ao aumento de casos entre alunos e funcionários.

Murphy promulgou na segunda-feira uma imunização obrigatória ou teste para educadores e funcionários em todas as escolas do estado. A exigência está associada à disseminação da variante Delta, que responde por 96% de todos os novos casos no estado, segundo dados estaduais.

Fonte: Brazilian Press