Há alguns meses, esta temporada de gripe estava sendo considerada curta e leve nos EUA. Mas uma surpreendente segunda onda viral a tornou a mais longa em 10 anos.

Esta temporada de gripe está oficialmente ocorrendo já por 21 semanas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Isso faz com que seja uma das mais longas desde que o governo começou o monitoramento há mais de 20 anos.

Alguns especialistas compararam a existência de duas ondas a ter duas temporadas de gripe comprimidas, uma logo após a outra.

“Não me lembro de uma temporada como esta”, disse Dr. Arnold Monto, pesquisador da Universidade de Michigan que estuda doenças respiratórias há mais de 50 anos.

A temporada de gripe mais longa até agora foi de 20 semanas, que ocorreu entre 2014 e 2015.

A gripe pode causar sintomas muito fortes ou relativamente leves dependendo da pessoa. Crianças pequenas e idosos correm maior risco ao contrair gripe e suas complicações. As vacinas contra a gripe são recomendadas anualmente para todos, exceto para bebês muito pequenos.

A temporada atual começou a semana do Thanksgiving, o que é típico. No início, a maioria das doenças era causada por uma cepa de gripe que tende a não causar tantas hospitalizações. Até então ela estava bem controlada por vacinas.

Mas em meados de fevereiro, uma cepa mais desagradável começou a causar mais doenças e a aumentar as hospitalizações.

Um fator que não ajuda: esse novo vírus não está na composição das vacinas atuais, disse Lynnette Brammer, do CDC, que supervisiona o rastreamento da gripe.

Ainda assim, esta temporada de gripe não é tão ruim quanto a temporada de 19 semanas do inverno passado. No ano passado, ela foi a mais letal em pelo menos quatro décadas. Estima-se que 80 mil americanos morreram de gripe e suas complicações na última temporada.

O CDC estima que as mortes relacionadas à gripe nesta temporada estejam na faixa de 35 mil a 55 mil.

De acordo com Brammer, embora o vírus seja notoriamente imprevisível, os sinais sugerem que a temporada deve acabar em breve.

Relacionada:

Temporada de gripe deste ano deve ser mais longa, informa CDC

O post Atual temporada de gripe já é a mais longa em uma década nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News