Cerca de 300 ativistas se reuniram domingo em frente ao abrigo para menores indocumentados de Homestead, no sul da Flórida, para solicitar o fechamento da instalação, que com capacidade para 3.200 crianças é a maior do tipo no país.

“Que fechem e que não haja centro ou abrigo que separe as famílias, não apoiamos este centro na comunidade”, disse Mariana Martinez, da organização “American Friends Service Committee”, um dos grupos que fez parte da manifestação em frente para Homestead, localizada ao sul de Miami. O ativista lamentou que em um feriado como o Dia das Mães, as crianças admitidas a este abrigo não podem estar com suas famílias ou patrocinadores e, portanto, não só pedir o encerramento do abrigo, mas a reunificação imediata das famílias imigrantes.

Os manifestantes chamaram a atenção para o fato de que o abrigo é administrado pela empresa privada Caliburn International, além de outros três no estado do Texas, uma empresa que “ganha milhões de dólares todos os dias”, de acordo com o anúncio e também não permitiu a entrada de três congressistas federais representando a Flórida. “Eles não liberam crianças porque perdem dinheiro”, sugeriu Martinez.

Os ativistas apontaram que o abrigo, para crianças entre 13 e 17 anos, “tem mais filhos do que uma escola secundária em Homestead”, um subúrbio do Condado de Miami-Dade, e ainda “evita regulamentações estaduais de proteção à criança” e tem filhos “em tendas superlotadas”.

Os ativistas também expressaram sua rejeição ao SB-168, aprovado no Congresso e recentemente assinado pelo governador do estado, o republicano Ron DeSantis, e que força as agências de segurança locais devem cooperar com as autoridades de imigração. Martinez disse que a lei, que proíbe especificamente as chamadas “cidades-santuário” na Flórida, que protegem imigrantes indocumentados, na verdade transforma policiais locais em agentes do Serviço de Imigração e Alfândega. O governo quer impor as chamadas deportações aceleradas.

Fonte: Brazilian Press