Foto1 Renata Olszewski e Chris Sununu Ativista brasileira luta por carteiras para indocumentados em NH
Renata Oszelwski, cidadã dos EUA naturalizada e que viveu 16 anos indocumentada no país, posa ao lado do Governador Chris Sununu (Foto: Achei USA)

Renata Oszelwski é a favor da emissão do documento a todos os residentes no estado, independente do status migratório

Os legisladores em New Hampshire estão tentando novamente a aprovação de uma lei que permita a emissão da carteira de motorista para os moradores no estado, independente do status migratório. No estado vizinho, Massachusetts, o projeto de lei anterior enfrentou a oposição do antigo governador, Charlie Baker. No início de janeiro, o Senador Brendan Crighton, de Lynn, a Deputada Christine Barber, de Somerville, e a Deputada Tricia Farley Bouvier, de Pittsfield, acompanhados de dezenas de ativistas comunitários, apresentaram uma proposta do lado de fora do prédio da Câmara dos Deputados Estaduais. Na ocasião, eles argumentaram que o projeto der lei garante que todos os motoristas nas estradas tenham sido submetidos a treinamento apropriado, teste de visão e que aliviaria o stress enfrentado por famílias indocumentadas que já residem no estado.

“Este é um tema bastante direto e com uma solução lógica”, disse Crighton. “Não existe um simples argumento racional para proibir que os imigrantes indocumentados adquiram as carteiras de motorista. Eles são os nossos vizinhos, nossos alunos, nossa mão-de-obra, nossa família, nossos amigos e residentes que todos nós representamos”.

Entre os ativistas em New Hampshire, está a brasileira Renata Oszelwski, moradora em Nashua (NH), que reside há 22 anos nos EUA e durante 16 anos viveu indocumentada no país. Atualmente, ela é cidadã naturalizada, administra um salão de estética, mas não esqueceu-se da mais de uma década e meia em que viveu “nas sombras” nos EUA. Atualmente, ela juntou-se ao grupo de ativistas que iniciou uma petição on-line para pressionar deputados e senadores estaduais a aprovarem a carteira de motorista para indocumentados em New Hampshire, assim como já acontece em outros 12 estados nos EUA.

“Esta lei dá carteira de motorista para aqueles que não têm (o) social security e vai abrir muitas portas. Faz muitos anos que atuo a favor da causa migratória. Peguei o ‘papel’, fiquei feliz e decidi trabalhar pela comunidade imigrante”, disse Renata ao jornal Achei USA.

Na quarta-feira (6), o projeto de lei NH-HB397 será discutido em audiência na cidade de Concord (NH).

“Esta lei autoriza a emissão das licenças de motorista para moradores de New Hampshire que não possuem um cartão de seguro social. Isso significa que a partir do momento que você assinar essa petição, você estará ajudando todos os imigrantes que vivem aqui neste estado de New Hampshire sem o direito de ter a carteira de motorista a terem a possibilidade de ter o direito judicial de tirar a carteira. Se você não puder comparecer assine essa petição on-line, pois será entregue as autoridades no dia da audiência”, encoraja a mensagem em português na página da petição. “Juntos venceremos! Unidos somos mais!”

A petição online pode ser acessada através do link: https://www.change.org/p/alejandro-urrutia-peti%C3%A7%C3%A3o-para-a-lei-de-carteira-de-motorista-em-new-hampshire?recruiter=458107426&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=psf_combo_share_abi.pacific_post_sap_share_gmail_abi.gmail_abi&utm_term=share_for_starters_page&fbclid=IwAR0mA30EuplA7qA0XKJTaLomc-Fv1ZRVaA2VNZGRDSRQfNPUS2nm4e0LMKg

Fonte: Brazilian Voice