Renata Olszewski, moradora de Nashua, New Hampshire, sentiu na pele por muitos anos as dificuldades enfrentadas por um imigrante indocumentado. Ela vive nos EUA há 22 anos e passou 16 deles sem documentos. Hoje, cidadã americana, Renata luta a favor da comunidade brasileira imigrante.

Renata trabalha como esteticista e nas horas vagas ajuda, busca informações e corre atrás dos direitos daqueles que quase não têm voz no País. Ela agora está pedindo a ajuda de todos para assinar uma petição on-line para pressionar deputados e senadores para que aprovem a carteira de motorista para indocumentados de New Hampshire, assim como já acontece em outros 12 estados americanos.

“Esta lei dá carteira de motorista para aqueles que não tem social security e vai abrir muitas portas. Faz muitos anos que atuo a favor da causa imigratória. Peguei o ‘papel’, fiquei feliz e decidi trabalhar pela comunidade imigrante”, disse Renata, que integra o grupo de apoio a imigrantes no Estado.

O projeto de lei NH HB397, apresentado sete deputados Democratas, será discutido em audiência na quarta-feira (6) em Concord, New Hampshire, na manhã de quarta-feira (6).

“Esta lei autoriza a emissão de carteiras de motorista para moradores de New Hampshire que não possuem um cartão de seguro social. Isso significa que a partir do momento que você assinar essa petição, você estará ajudando todos os imigrantes que vivem aqui neste estado sem o direito de ter a carteira de motorista a terem a possibilidade de ter o direito judicial de tirar a carteira. Juntos venceremos! Unidos somos mais!”, informa a descrição on-line para a assinatura da petição.

Perseguição a imigrantes em New Hampshire

Diversos imigrantes já foram presos no Estado em blitz da imigração na conhecida ‘Rota do Medo’ onde o US Immigration and Customs Enforcement (ICE) e os agentes da Patrulha de Fronteira instalaram alguns postos de controle para deter imigrantes que estão em situação irregular nos Estados Unidos. A rota fica na Interestadual 93, na cidade de Woodstock. “Tenho fé e vou continuar lutando para que este projeto de lei seja aprovado”, finalizou Renata, que conta com o apoio do advogado brasileiro de imigração e também militante Bruno Soares.

Para assinar a petição, clique aqui.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: