A partir de hoje, 30 de dezembro, passageiros com destino ao Brasil deverão apresentar à companhia aérea durante o embarque o exame RT-PCR negativo e a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida. As novas medidas adotadas pelo governo federal são recomendações da Anvisa para diminuir os riscos de contaminação e disseminação da Covid-19 no Brasil.

Conforme as regras descritas na Portaria 630, o teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, deve ser realizado no máximo 72 horas antes do embarque. O exame deve ser apresentado tanto por brasileiros quanto por estrangeiros – somente crianças menores de 12 anos estão liberadas do teste.

Neste post, nós listamos os preços médios do exame RT-PCR em alguns países do mundo.

Outra exigência do governo federal para quem chega ao país é ter a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida. O formulário pode ser respondido online pelo site da Anvisa, faltando três dias ou menos para o voo. Não levam mais de alguns minutos para que o comprovante seja encaminhado para o e-mail do solicitante. Veja neste post o passo a passo de como preencher a Declaração de Saúde do Viajante.

Com a Portaria 630, o governo brasileiro também manteve as restrições de entrada de estrangeiros no Brasil. A entrada no país só pode ser feita por via aérea. Estão proibidas as chegadas por via terrestre ou marítima. Há algumas exceções:

– imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro;

– profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;

– funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro;

 – estrangeiros:

a) cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro;

b) cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias;

c) portador de Registro Nacional Migratório; e transporte de carga;

d) vindos do Paraguai.

Vale reforçar que muitos países já adotaram medidas parecidas com estas há meses. E elas estão sendo cumpridas à risca. Ou seja: sem apresentar o teste negativo para Covid-19 e a DSV preenchida no momento de embarcar para o Brasil, é certo que você será barrado. Então, fique ligado às exigências e prazos.

Fonte: Melhores Destinos