Os imigrantes que solicitarem asilo não poderão mais obter uma autorização de trabalho automaticamente como antes, graças a uma nova medida anunciada pelo presidente Trump.

A partir desta terça-feira, fica a critério do Departamento de Imigração negar ou aprovar pedidos de vistos de trabalho para imigrantes que buscam asilo e para aqueles que chegaram ao país por motivos humanitários. “Agora, quando você entrar com um pedido de asilo nós não lhe será dado permissão de trabalho, será permitido que a pessoa sob condicional, depois terá uma audiência perante um juiz”, disse Francisco Barba advogado de direito de imigração. Antes, os imigrantes obtinham o benefício quase automaticamente.

“Antes as pessoas da América Central chegavam, pediam asilo, permissão de trabalho, desapareciam e não iam mais no tribunal”, disse Barba. “Para restringir esse tipo de prática, isso está sendo feito agora, antes que eles sumam, assim nunca receberão uma permissão de trabalho se estiverem nessa situação.” “O governo secretamente inclui nessa lei que, se a pessoa for culpada de violência doméstica, será negada sua permissão ou, pior, se for considerado culpado de dirigir embriagado ou sob a influência de drogas, também negarão a permissão de trabalho”, disse Barba.

Isso inclui indivíduos que atualmente têm o benefício de imigração da DACA. O anúncio surge exatamente uma semana depois que se soube que os oficiais de imigração negariam os chamados “green cards” ou cartões de residência àqueles que fazem uso de qualquer programa de assistência pública. O vistos para trabalhadores especializados, o H1B, também estão sendo negados em níveis nunca vistos, de acordo com estatísticas do Departamento de Imigração e Naturalização. Entre 2015 e 2018, a porcentagem de pedidos rejeitados subiu de 6% para 24%. Nos primeiros meses de 2019, as negações chegaram a 33%.

Fonte: Brazilian Press