A maioria das pessoas só percebe que tem colesterol alto quando já está com a taxa nas alturas. E, se não for tratado, o colesterol elevado pode trazer sérias consequências.

Embora o colesterol esteja associado a uma série de patologias graves, a sua presença por si só não provoca sintomas. Isto quer dizer que a única forma possível de detectar níveis elevados de colesterol é realizando análises ao sangue.

Ainda assim, segundo o jornal Mirror, o primeiro sintoma de ‘mau colesterol’ é o enfarte do miocárdio e AVC, muitas vezes provocado por um bloqueio na artéria. A American College of Cardiology Foundation acrescenta ainda que as pessoas devem atentas a outros sintomas, como dores no peito, nos braços ou no maxilar, náuseas, suores ou falta de ar.

A boa notícia é que existem estratégias para baixar o colesterol. O especialista McClymont refere alguns ao jornal The Mirror. 

1- Reduza a ingestão de gorduras saturadas, normalmente presentes em alimentos de origem animal. 

2- Coma mais fibra. Consumir três gramas de fibra solúvel por dia pode ajudar a baixar o colesterol. Cereais, massas e pão integrais, bem como feijão, aveia, fruta e vegetais são um ótimo aliado. 

3- Exercite-se com regularidade. Apenas duas horas de exercício aeróbico, por exemplo, reduzem em 7,6% o risco de doença cardíaca nas mulheres e em 5,1% junto dos homens. Também ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL (o ‘bom’ colesterol). 

4- Dispense os alimentos processados. São ricos em gorduras saturadas,  açúcar e sal. 

Leia Também: Colesterol no limite? ‘Fuja’ destas bebidas de uma vez por todas