O acordo de isenção de vistos entre Brasil e México foi cancelado na sexta-feira (26). A medida visa reduzir os impactos da crise migratória nos EUA. O Diário Oficial do governo mexicano publicou que a revogação do acordo, em vigor desde fevereiro de 2004, ficará sem efeito a partir de 11 de dezembro.

Com o cancelamento da isenção, o governo mexicano voltará a exigir o visto de cidadãos brasileiros para ingresso no país. “Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, escreve o Diário Oficial da Federação do governo do México.

Segundo o documento, foi identificado um “aumento substancial de brasileiros que ingressam em território nacional ao abrigo do referido acordo de supressão de vistos, com finalidade diversa daquela permitida pela condição de permanência de visitante”. A medida foi anunciada após uma crise de migração na fronteira dos EUA com o México. Entre os detidos pelos agentes de fronteira norte-americanos, os brasileiros são os sextos mais numerosos. Em outubro, o governo do México havia antecipado que voltaria a exigir vistos para brasileiros que desejassem entrar no país. A medida, contudo, carecia de data para entrar em vigor.

Recorde

De acordo com números das autoridades norte-americanas, foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. Dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA revelam que o número de brasileiros cruzando ilegalmente a fronteira sul dos EUA bateu recorde – seis vezes mais do que um período semelhante anterior. Só em agosto deste ano, 9.098 tentaram a travessia, a maior marca desde o início de 2021. Em setembro, um grupo de 140 brasileiros foi flagrado por operadores de câmeras de segurança. Em seguida, eles se entregaram a agentes da Patrulha de Fronteira do Setor Yuma.

Fonte: Brazilian Press