O número de mortes de adolescentes por ação da polícia caiu 67%, no estado de São Paulo, nos quatro últimos anos. O dado é do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, que apresentou nesta terça-feira (16) um estudo que mostra o impacto da implementação das câmeras nos uniformes dos policiais militares no estado de São Paulo. O estudo foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Apesar da redução percentual de mortes de adolescentes em decorrência de intervenções policiais, 273 adolescentes e jovens paulistas, com idade entre 15 e 19 anos, foram mortos pela polícia entre 2019 e 2022.  

O período analisado coincide com a adoção das COP, as câmeras operacionais portáteis, pela Polícia Militar, que começou em 2020. A coordenadora do Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga, comenta a redução da violência policial nos batalhões que adotaram o equipamento.

O estudo aponta que os batalhões que adotaram as COP reduziram em 76% a letalidade policial em serviço, nos últimos quatro anos. Nos demais batalhões, a queda foi de 33%. 

Outro dado aponta que a população entre 15 e 19 anos deixou de ser, pela primeira vez, a que mais morre por intervenção policial no estado de São Paulo. 

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, comenta a importância de trabalhar para reduzir as mortes de jovens por ação da polícia em São Paulo.  

A maior parte das vítimas da ação policial em São Paulo é jovem, do sexo masculino e negra. Este mesmo perfil é registrado quando se considera as mortes de adolescentes.