Divulgação/Sri Lanka Tourism

O destino também viu novas reservas caírem significativamente após os atentados

O destino também viu novas reservas caírem significativamente após os atentados

Após os ataques terroristas ocorridos no Sri Lanka no domingo de Páscoa, o país registrou uma alta de 86,2% no número de cancelamento de voos, de acordo com dados da empresa Forward Keys, que analisa mais de 17 milhões de transações de reserva de voos por dia.

Essa alta nos cancelamentos foi registrada três dias depois dos atentados, enquanto novas reservas também caíram. As reservas antecipadas para julho e agosto deste ano, que estavam em 2,6% à frente do ano passado, em 20 de abril, caíram para 0,3% em relação a 23 de abril.

Antes das atrocidades do domingo de Páscoa, a indústria do turismo do Sri Lanka estava mostrando um crescimento saudável. As reservas de voos para o país em 2019 (1º de janeiro a 20 de abril) aumentaram 3,4% em relação ao mesmo período de 2018. Os destaques do turismo foram Rússia, Austrália e China, que mostraram aumentos de visitantes de 45,7%, 19,% e 16,8% respectivamente.

“É muito cedo para prever qual será o efeito sobre o turismo no Sri Lanka, já que a onda inicial de cancelamentos afeta as viagens planejadas no curto prazo. Se olharmos para os atentados terroristas do passado, é interessante notar como os impactos podem ser diferentes. Na sequência do atentado no centro comercial Westgate em Nairóbi, por exemplo, as reservas sofreram um colapso semelhante no curto prazo; no entanto, em menos de duas semanas, as chegadas internacionais voltaram a crescer. Em comparação, levou mais de três anos para ver uma recuperação do turismo na Tunísia após o massacre na praia em Sousse, em 2015. Vamos manter a situação sob revisão“, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Forward Keys para a região da Ásia-Pacífico, Jameson Wong.

Fonte: PANROTAS