A companhia aérea American Airlines anunciou em comunicado que todos os voos partindo dos EUA para América do Sul, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e Europa serão cancelados a partir de segunda-feira (16).  Para o Brasil, a decisão afeta viagens para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Manaus pelo menos até 6 de maio. Os passageiros que embarcariam nestes voos podem solicitar reembolso total.

De acordo com a American Airlines, as alterações são uma resposta à redução de demanda e mudanças nas restrições de viagem do governo dos EUA devido ao coronavírus (Covid-19). Na última quarta-feira, o presidente Donald Trump anunciou a suspensão, por 30 dias, de todos os voos da Europa para os Estados Unidos.

O cancelamento é válido para todos os voos de New York e Miami para o Rio de Janeiro. As viagens de New York, Miami e Dallas para São Paulo também estão suspensas, assim como as de Miami para Brasília e Manaus.

Serão mantidos apenas um voo diário de Dallas para Londres, um diário de Miami para Londres e três vezes por semana entre Dallas e Tóquio. O restante dos voos internacionais operados por avião de dois corredores será cancelado.

Nas rotas internacionais serão mantidos apenas alguns dos voos operados pelos Boeings 737 e 757 e pelo Airbus A319, A320 e A321. Estas aeronaves continuarão cumprindo voos para destinos selecionados no Canadá, México, Caribe, América Central e países do norte da América do Sul.

A companhia aérea informou, em nota, que a equipe de reservas entrará em contato com clientes cujos voos foram cancelados diretamente pela e-mail ou telefone. Caso o passageiro prefira não remarcar a passagem, pode solicitar reembolso total em aa.com/refunds.

Confira a lista dos voos suspensos

Dallas (DFW) para São Paulo (GRU): até 3 de junho

Miami (MIA) para Brasilia (BSB): até 6 de maio

Miami (MIA) para Rio de Janeiro (GIG): até 6 de maio

Miami (MIA) para Manaus (MAO): até 6 de maio

Miami (MIA) para Rio de Janeiro (GIG): até 6 de maio   

Nova York (JFK) para Rio de Janeiro (GIG): até 6 de maio

Nova York (JFK) para São Paulo (GRU): até 6 de maio

Fonte: AcheiUSA