Além de seguir as instruções do médico e tomar a medicação conforme prescrito, é importante estar atento aos alimentos que consumimos durante o tratamento. Alguns alimentos podem interferir no efeito da medicação, sem que as pessoas percebam.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB), Cristiane Comunello, alguns exemplos são:

Leite e derivados: o cálcio presente nesses alimentos pode interferir na absorção de antibióticos, como as tetraciclinas.

Chá preto e chá verde: esses chás contêm uma substância chamada catequina, que pode interferir na absorção de medicamentos para a tireoide.

Grapefruit ou toranja: a fruta pode aumentar a absorção de alguns medicamentos, como os que tratam pressão alta e colesterol, levando a um efeito maior do que o esperado.

Alimentos ricos em vitamina K: alimentos como brócolis, couve, espinafre e alface podem interferir na ação de anticoagulantes, como a varfarina.

Alimentos com alto teor de gordura: alimentos com alto teor de gordura podem interferir na absorção de medicamentos para o coração, como os inibidores da ECA.

É importante lembrar que a interação entre alimentos e medicamentos pode variar de acordo com o tipo e a dosagem do medicamento. Por isso, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de fazer mudanças na dieta durante o tratamento.

Fonte: “Interferência de alimentos na ação dos medicamentos”. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-da-familia/interferencia-de-alimentos-na-acao-dos-medicamentos.