Conexão com a natureza, resgate dos prazeres simples e busca por belas paisagens ao ar livre – as tendências que apontam para o turismo pós-pandemia combinam muito bem com a vibe de Florianópolis.  

Na capital catarinense, cartões-postais como a Ponte Hercílio Luz, reinaugurada no final de 2019, e as construções açorianas de Santo Antônio de Lisboa remetem ao passado e hoje dividem espaço com shoppings, prédios e congestionamentos na SC-401 e na Avenida Beira-Mar Norte. Por isso, para aproveitar a ilha, vale escolher bem o endereço para se hospedar, levando sempre em conta as distâncias (muitas vezes longas) e o perfil dos bairros – das praias de badalação, como Jurerê, às mais voltadas a famílias, como Ponta das Canas e Daniela, às mais selvagens, no sul da ilha. A Lagoa da Conceição concentra serviços, alguma vida noturna e os condomínios do entorno nem sempre têm fácil acesso – o que pode ser uma boa pedida de refúgio seguro em tempos de covid.

A seguir, confira uma lista de casas e apartamentos charmosos e incomuns em Floripa disponíveis no Airbnb. A seleção considerou a localização, o número de vezes que o anfitrião hospedou, as avaliações e, claro, a acomodação em si.

Jurerê (Tradicional)

Apartamento a 5 minutos a pé da praia de Jurerê 

 (Airbnb/Reprodução)

O apartamento: Com decoração charmosa, a acomodação tem dois quartos com ar-condicionado (um com cama de casal e outro com duas camas de solteiro) e dois banheiros em um espaço amplo – são 90 metros quadrados de área. A anfitriã também empresta toalhas de praia, cadeiras e guarda-sol. Depois da praia, a cinco minutos a pé, dá para organizar um almoço na varandinha com churrasqueira. Jurerê Tradicional é uma continuação do Internacional – no fundo é a mesma praia, só que com mais opções de supermercados e padarias.

Comentário de quem já alugou: “Apartamento excelente, lindo, limpo, confortável, super estiloso e com vários mimos. Adoramos a estadia! O check in foi super tranquilo, sem contato algum com pessoas (proteção para pandemia). Me hospedaria novamente com certeza!”, Talita, novembro de 2020. Reserve aqui este apê em Jurerê Tradicional

Campeche

Loft a 350 metros da praia no Campeche

 (Airbnb/Reprodução)

O apartamento: Bem-iluminado e com vista para o verde, o loft acomoda até quatro pessoas (duas delas em sofá-cama). Os ambientes são integrados e com decoração minimalista. Com boas ondas para o surfe, a praia do Campeche está a apenas 4 minutos de caminhada – também é possível se refrescar na piscina do condomínio, do tipo raia. 

Comentário de quem já alugou: “O apartamento está novinho, exatamente como nas fotos, e possui todas as utilidades, mobílias e eletrodomésticos que possa precisar para passar uma semana ou um mês. O prédio é muito tranquilo, não se ouve nenhum barulho. A vista é linda.”, Lívia, março de 2020. Reserve aqui este loft no Campeche.

Costa da Lagoa

Casa com proposta vegetariana e vista exuberante para a Lagoa da Conceição

A casa: Um verdadeiro refúgio. Com pé-direito duplo e construída com pau-a-pique, pedra e materiais de demolição, a casa Morpho Azul acomoda quatro hóspedes e só pode ser acessada via barco e trilha (são 15 minutos por água a partir do estacionamento mais 10 de caminhada). Outra peculiaridade importante: o local tem proposta vegetariana e não permite que os hóspedes cozinhem proteína animal. Os momentos de relaxamento podem ser nas redes da varanda ou perto da lareira, quando a temperatura cair. A anfitriã oferece refeições vegetarianas, sob disponibilidade, e a água da nascente pode ser consumida (não é preciso trazer).

Comentário de quem já alugou: “Realmente surpreendente! Não apenas pela casa e sua lógica de conexão com o natural ao entorno. Mas de uma energia inefável. O curso de água ao fundo da casa é mágico. Inaiara cozinha muuuito bem. Adoramos as histórias do Sérgio e sua hospitalidade. Recomendamos muito e queremos voltar em breve!”, Karoline, dezembro de 2020. Reserve aqui esta casa na Costa da Lagoa

Loft em meio à natureza com visual deslumbrante da lagoa e do mar

A casa: Ideal para casais, o lugar tem decoração alto-astral e ainda tem uma bela vista para a Lagoa da Conceição, um dos points de Floripa, com bares, cafés e restaurantes. Cercados pela mata, os ambientes são integrados, coloridos e aconchegantes. O acesso de carro é por rua calçada e íngreme, e a 300 metros há pontos de ônibus e de barco. 

Comentário de quem já alugou: “A primeira coisa a chamar a atenção foi a vista maravilhosa! Lugar muito aconchegante, limpo, decoração peculiar, cheio de boas energias, rodeado pela natureza. Avistamos tucanos, gralha azul e diversos outros pássaros!”, Priscilla, novembro de 2020. Reserve aqui este loft na Costa da Lagoa

Sambaqui

Bangalô Sambaqui 

 (Airbnb/Reprodução)

A casa: De frente para o Pontal da Daniela, ao final do Sambaqui, a casa de 30 metros quadrados hospeda até quatro hóspedes no mesmo ambiente (dois em sofá-cama). Há acesso direto para a praia a partir da área da piscina e churrasqueira. O anfitrião empresta pranchas de stand-up, mas recomenda que a remada da lua cheia e a travessia até a Ilha Ratones sejam feitas com um grupo local que se reúne para os passeios.

Comentário de quem já alugou: “O bangalô do Luiz é super aconchegante. Indico muito para casais que querem um retiro próximo a natureza, praia e lindas paisagens! O entorno é cheio de bares e restaurantes locais muito bons para aproveitar a ilha de Florianópolis.”, Diogo, julho de 2020. Reserve aqui este Bangalô Sambaqui

Paraíso sobre o mar em Sambaqui

A casa: Envidraçada e com paredes de blocos aparentes, a casa tem um charme praiano e moderno e é um verdadeiro refúgio. O deque está a poucos passos do mar de Sambaqui, que também pode ser contemplado da sala e da cozinha. A propriedade tem dois quartos e acomoda até quatro pessoas. Você pode andar até o centrinho de Santo Antônio de Lisboa, onde estão os diversos restaurantes e as paisagens mais bonitas da ilha no pôr-do-sol.

Comentário de quem já alugou: “Casa charmosa com uma vista incrível, localização excelente perto de vários restaurantes, muito bom passar o fim de semana! Recomendo e voltarei.”, Rafael, maio de 2020. Reserve aqui esta casa em Sambaqui

Barra da Lagoa

Chalé Sea and Stone na Barra da Lagoa

A casa: Construída em madeira, lembra uma simpática casinha na árvore – a propriedade está a 5 minutos da Trilha Boa Vista, que leva às praias Galheta e Mole, e a 20 das piscinas naturais da Barra da Lagoa. Australiana e apaixonada por Floripa, a proprietária Nathalie é classificada na plataforma como superhost, quando o anfitrião é considerado experiente e com ótimas avaliações. 

Comentário de quem já alugou: “É impossível não se sentir abraçado pela natureza nesse chalé, a vista da rocha enorme sobre a qual a casa é fundada é incrível. Da varanda, foram horas de conversas, apreciando a vista do mar e do canal, tomando um vinho com a esposa e planejando/imaginando o que mais surpreenderia a gente nessa ilha linda. 10 dias maravilhosos e agora saudades.”, Ronieri, dezembro de 2020. Reserve aqui esta casa na Barra da Lagoa

Canto da Lagoa

Studio com vista para a Lagoa da Conceição 

 (Airbnb/Reprodução)

A casa: O gracioso studio ladeado por um deque tem duas camas de casal, sendo uma delas no mezanino. A piscina é compartilhada com a casa principal, mas a garagem e a churrasqueira são privativas. 

Comentário de quem já alugou: “O espaço do Philippe é incrível, lindo como nas fotos, super limpo e organizado com uma decoração super fofa. O Philippe desde a primeira troca de mensagens foi muito atencioso e gentil. Super recomendo o espaço dele e com certeza voltarei em breve.”, Bruna, outubro de 2020. Reserve aqui este studio na Lagoa da Conceição

Casa do Lagarto

 (Airbnb/Reprodução)

A casa: É possível acomodar bem cinco pessoas nos dois andares da charmosa propriedade, com ampla vista para a Lagoa da Conceição. Na saída do condomínio há restaurantes, pizzarias e mercearias, e o centrinho fica a 5 minutos de carro. No terreno, compartilhado com outras casas de aluguel dos mesmos proprietários, há árvores frutíferas e uma piscina rústica de água tratada. 

Comentário de quem já alugou: “A Casa do Lagarto é exatamente o que vemos nas fotos. A entrada no condomínio pode ser desafiadora quando está chovendo, mas como o anúncio explica, é só subir de ré e com atenção que dá certo. A casa estava organizada e limpa e com todos os utensílios domésticos funcionando. A Carol é uma ótima anfitriã, muito atenciosa e respondeu rapidamente todas as nossas dúvidas e solicitações.”, Doris, julho de 2020. Reserve aqui a Casa do Lagarto

Continente

Casa entre a natureza e o mar

 (Airbnb/Reprodução)

A casa: Como está no continente, na região de Biguaçu, fica mais fácil fazer escapadas às vizinhas Balneário Camboriú, Bombinhas e, ao sul, à Guarda do Embaú. Para quem pretende pegar praia em Floripa, não compensa por conta do trânsito na ilha. Ampla e cercada pelo verde, a casa acomoda até dez hóspedes em quatro quartos. Além da piscina com borda infinita, a área externa inclui cozinha com churrasqueira em um conveniente espaço coberto. Um aviso aos home-officers: a internet é a rádio e pode apresentar lentidão.

Comentário de quem já alugou: “A casa é maravilhosa, tem uma vista incrível, confortável e aconchegante. Faça chuva ou faça sol, a casa atende qualquer clima, com uma bela lareira e uma piscina linda. Rosângela e Denize me atenderam e foram muito prestativas, pontuais e educadas. Super recomendo e voltarei!”, Priscila, junho de 2020. Reserve aqui a casa de Biguaçu

Aluguel de temporada é convite ao “faça você mesmo”

Alugar uma casa tem suas peculiaridades. Esqueça mordomias, serviço de quarto, café da manhã e refeições preparadas por terceiros. Sair de casa para uma outra casa pode não parecer férias para alguns. Muitos preferem esquecer por um tempo de obrigações como cozinhar e até cuidar dos filhos. Para esses, continuam valendo os hotéis.

Alugar um imóvel para um fim de semana ou temporada mais longa (o home office fora de casa também está virando uma tendência), é continuar a ter a sensação de estar em casa, mas em um outro lugar. Você pode se preparar para isso levando mantimentos suficientes para o período e cozinhar (informe-se com o dono do lugar se a cozinha tem todos os utensílios que você precisa). Levar comida congelada ou tentar descobrir se existe algum delivery também são alternativas.

*A Viagem e Turismo tem uma parceria com o Airbnb e poderá receber uma porcentagem sobre os aluguéis realizados por meio dos links indicados nesta página. As indicações aqui citadas seguem critérios exclusivamente editoriais. A disponibilidade refere-se ao momento da publicação deste post.

Fonte: Viagem e Turismo