Um novo estudo por um grupo de cientistas da University of Alaska Fairbanks Geophysical Institute aponta para a possibilidade de haver mais água do que se pensava por baixo da superfície da Lua – notando que esta água poderá até ter tido origem na Terra.

As teorias mais aceitas pela comunidade científica para explicar a existência de água na Lua olham sobretudo para o impacto de asteróides e para ventores solares mas, no caso desta nova hipótese, é indicado que iões de oxigénio e de hidrogénio podem ter ‘escapado’ pela atmosfera da Terra em direção ao nosso satélite natural.

A informação é relevante devido aos planos da NASA para estabelecer uma base no polo sul da Lua, o local onde se acredita haver a maior concentração de água no satélite natural.

“À medida que equipa Artemis da NASA planeia construir uma base no polo sul da Lua, os iões de água com origem na Terra podem ser usados no sistema de apoio à vida dos astronautas”, aponta um dos responsáveis pelo estudo Gunther Kletetschka, em comunicado. “É como se Lua estivesse num chuveiro – um chuveiro de iões de água a regressarem à Terra, a caírem na superfície da Lua”.