Foto20 Ilhan Omar Agentes do ICE investigados por compartilhar postagem contra deputada
Os comentários recentes de Ilhan Omar criticando Israel fizeram com que oponentes e alguns colegas de partido a considerassem “antissemita”

As mensagens consideravam Ilhan Omar (D-Minn.) terrorista e um “cavalo de Tróia” infiltrado nos EUA

Uma postagem nas redes sociais insinuando que a Deputada Federal Ilhan Omar (D-Minn.)era uma ameaça terrorista recebeu o sinal de “like” (gosta) e compartilhamento por 2 agentes do Departamento de Imigração (ICE). Tal postagem descrevia a legisladora muçulmana como um “cavalo de Tróia” que imigrou aos EUA devido à uma “onda de refugiados” ocorrida na administração Obama, divulgou o canal de TV ABC News, na quinta-feira (7).

A postagem também incluía um vídeo enganoso no qual Omar admitia ter assistido à “aulas de terrorismo”. Um agente do Setor de Investigações de Segurança Nacional (HSI), Leslie Derewonko, compartilhou a postagem na página do Linkedin dele com a legenda “e isso é o que representa a América”, segundo o ABC.

Jerry Templet, agente do HSI na jurisdição de San Francisco (CA), deu “like” na postagem. O HSI é o setor investigativo do ICE.

Derewonko também utilizou o Linkedin para comentar postagens que expressam visões contra os imigrantes, publicou o website BuzzFeedNews, na quinta-feira.

“É alarmante que um funcionário público cuja a responsabilidade é executar as nossas políticas migratórias, endosse tais visões tóxicas de refugiados, muçulmanos e um político eleito”, disse Dalia Mogahed, diretora de pesquisas do Social Policy & Understanding.

O BuzzFeedNews acrescentou que Derewonko removou a ligaçã9o dele com o ICE no perfil dele no Linkedin e que, aparentemente, Templet apagou o perfil dele na mesma rede social.

O ICE informou ao ABC News e BuzzFeedNews que o órgão estava conduzindo uma investigação para determinar se tais postagens violaram as políticas do órgão.

Os comentários recentes de Omar criticando Israel fizeram com que oponentes e alguns colegas de partido a considerassem antissemita. Esses comentários também levaram à uma votação, semana passada, condenando o “antissemitismo, islamofobia, racismo e outras formas de preconceito”.

Fonte: Brazilian Voice