Num encontro raro, dois aviões trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos estiveram estacionados, lado a lado, no aeroporto internacional de Confins, que atende à Região Metropolitana de BH, na sexta-feira (9). Os dois Boeing 737 realizaram voos especiais fretados pelo governo americano.

As aeronaves foram o Boeing 737-800 de matrícula N277EA (msn 32359) e o Boeing 737-400 N458UW (msn 25022). Ambos partiram da Louisiana, próximo da divisa com o México, mas seguiram roteiros diferentes, tendo o modelo 737-400 feito uma escala em Manaus para reabastecimento. Nos últimos meses, os Estados Unidos aceleraram as deportações de homens, mulheres e crianças retidos na fronteira com o México e impedidas de ingressas no país. Após passarem um tempo em um local destinado a imigrantes ilegais, essas pessoas são embarcadas em voos para seus países de origem, todos eles na América Latina.

EUA começam a intensificar voos com brasileiros deportados nesta sexta | Brazilian Times

As operações são quase sempre realizadas empresa aérea Swift Air, especializada em fretamentos e que possui contratos com o governo americano. Os destinos dos voos são os mais diversos em toda a região e, neles, os passageiros viajam algemados até serem entregues às autoridades de seus países. Por ora, não constam outros voos agendados para o Brasil nas próximas semanas, mas essa agenda é muito volátil e pode mudar a qualquer momento. A passagem de uma das aeronaves por Manaus foi registrada pelos parceiros do Aviação na Amazônia. // Site Aeroin.

Fonte: Brazilian Press