Foto6 Danilo Brack Advogado alerta que ICE monitora telefonemas de presos
“A exceção são as ligações profissionais entre advogados registrados em um caso e seus clientes”, explicou Danilo Brack (Foto: BT)

Conforme o especialista em imigração, Danilo Brack, tal procedimento já é adotado há certo tempo

Às vezes, um simples telefonema pode acarretar em consequências desastrosas, alertou o advogado de imigração, Danilo Brack, ao jornal Brazilian Times. Segundo ele, o Departamento de Imigração (ICE) monitora as ligações feitas pelos detentos e, dependendo do assunto conversado, os agentes do órgão podem entrar em ação.

Conforme Danilo, tal procedimento já é adotado há certo tempo. “As ligações para dentro ou fora dos centros de detenções federais, inclusive das detenções da Imigração e Guarda da Fronteira (CBP), são monitoradas. A exceção são as ligações profissionais entre advogados registrados em um caso e seus clientes”, explicou.

Ele citou ao BT o caso de um cliente dele que havia sido liberado, mas, devido aos telefonemas, os agentes o prenderam de novo. “O rapaz tinha reentrado nos país após uma deportação e não havia nada o que fazer”, relatou.

Além disso, ele enfatizou o risco corrido por quem recebe as ligações dos detidos, pois escutou vários relatos de pessoas que foram presas depois de receberem a ligação telefônica de quem está detido. “Eles não percebem que as ligações, possivelmente, estão sendo monitoradas; o que pode trazer riscos a quem não está detido”, alertou.

Danilo destacou também o fato de indivíduos que mantém contatos com traficantes de seres humanos (coiotes) ou ajudam as pessoas a entrarem clandestinamente nos EUA. Esses indivíduos correm o risco de ter problemas sérios com as autoridades migratórias.

Fonte: Brazilian Voice