Foto19 Emily Cohen Advogada de imigração tem condenação cancelada
Os juízes concordaram que Emily Cohen teve impedido o direito constitucional dela de confrontar os acusadores durante o julgamento (Foto: BDC)

Emily Cohen foi considerada culpada em 13 das 21 acusações de ter recebido ‘roubado’ ilegais

A Corte de Apelações do Colorado cancelou a condenação de uma advogada de imigração em Boulder acusada de ter roubado os clientes dela. Após um julgamento de 9 dias, em dezembro de 2014, um grupo de 12 jurados considerou Emily Cohen em 13 das 21 acusações de roubo de que ela recebeu mais de US$ 41 mil em tarifas de 7 famílias imigrantes, quando eles perderam o contato com ela e não receberam os vistos e permissões de trabalho prometidos. As informações são do jornal Boulder Daily Camera.

A decisão escrita pelo juiz do tribunal de apelações, Jerry N. Jones, no final de dezembro, foi publicada nessa semana. Outros dois juízes da Corte de Apelações concordaram com a opinião do primeiro magistrado. A decisão indica que no julgamento de Cohen o juiz errou ao permitir que os promotores públicos apresentassem reclamações contra a advogada apresentadas junto ao Escritório do Conselho Regulamentador da Corte Suprema do Colorado, o órgão estadual que recebe e decide reclamações sobre falta de ética apresentadas contra advogados.

Na opinião, Bernard escreveu que, apesar de alguns fatos pertinentes às reclamações tiveram alguma relevância nas acusações contra Cohen, as denúncias estão “repletas de disse-me-disse inadmissíveis”.

“Nós também concluímos que permitir todo esse disse-me-disse fossem incluídos nas evidências violaram os direitos do réu garantidos pela Sexta Emenda de confrontar” a opinião citada. “Ao todo, o perigo de preconceito injusto, confusão nos assuntos e enganar os jurados superam substancialmente a veracidade limitada das denúncias”.

A Promotoria Pública convocou somente uma pessoa envolvida nas acusações durante o julgamento, portanto, privando Cohen do direito constitucional dela de confrontação, segundo a opinião.

Fonte: Brazilian Voice