Imagem: National Hurricane Center.

Evacuações obrigatórias ou voluntárias estão em andamento e abrigos foram abertos da Louisiana até a região de Florida Panhandle, enquanto os quatro estados (Alabama, Mississippi, Louisiana e Flórida) se preparam para a chegada do furacão Sally.

O centro da tempestade estava a 65 milhas a leste da foz do Mississippi por voltas de 7 horas da manhã desta terça-feira, 15. Os meteorologistas do National Hurricane Center esperam uma mudança na tarde desta terça-feira que o levará para o norte, em direção à divisa do estado entre Mississippi e Alabama.

Os preparativos ganharam um senso de urgência na segunda-feira, enquanto Sally se transformava em um furacão no Golfo do México. Segundo a previsão do National Hurricane Center, Sally deve atingir o continente, possivelmente como uma tempestade de categoria 2, durante a noite de terça até quarta-feira de manhã.

Governadores em Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida declararam estado de emergência.

“Acho que é muito importante que as pessoas realmente prestem muita atenção a este sistema e não se concentrem em qual categoria de tempestade pode ser”, disse Jenni Guerry, vice-diretora de gerenciamento de emergência no Condado de Baldwin, Alabama, em uma entrevista por telefone na segunda-feira à noite para o The Weather Channel. “Cada tempestade é única e esperamos algumas inundações históricas e quantidades de chuva muito significativas com este sistema.”

Residentes em partes do condado foram aconselhados a evacuar. Funcionários de emergência em Dauphin Island, Alabama, tiveram que resgatar cerca de uma dúzia de pessoas presas enquanto a areia e a água do oceano começaram a inundar parte da ilha na segunda-feira, antes do furacão.

Sally é considerada uma tempestade que trará risco de vida pelas chuvas e ventos torrenciais e também por estar evoluindo mais devagar do que o esperado. A chuva das faixas externas de Sally estava atingindo o noroeste da Flórida nesta terça-feira e o movimento lento significa que pode despejar quantidades significativas de chuva na costa norte do Golfo. O National Hurricane Center alertou que “enchentes históricas e com risco de vida” são possíveis em partes do Mississippi, Alabama e Flórida.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Abrigos são abertos na Flórida, Alabama, Mississippi e Louisiana pelo furacão Sally apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News