"pé de meia"Estamos há mais de 3 semanas nesta quarentena; infelizmente uns entrando mais tarde do que outros. Mas nunca foi tão importante ter o famoso “pé de meia” que eu sempre falo aqui. “Pé de meia” é aquela reserva de 3 a 6 meses de suas despesas, que TODO mundo deveria ter!

Vocês se lembram quando falo sobre a importância de se pagar primeiro? De se direcionar uma parte de seu salário para este fundo de reserva?

O ideal é que se separe pelo menos 10%, mas se você puder separar mais, muito melhor. E pra onde vai este dinheiro? Coloque em uma conta de poupança que você não tenha acesso. Ou seja, não pegue cartão desta conta e pense que este fundo vai ser usado somente em caso de emergência (como a que estamos passando agora).

Se todos nós seguíssemos estas pequenas regras, muitos estariam passando bem melhor por esta quarentena no quesito financeiro, não é verdade?

E como se começa este fundo se a gente vive de ‘cheque a cheque’? Se começa como aquele ditado antigo da vovó: “De grão em grão a galinha enche o papo”!

Vamos fazer umas continhas aqui comigo; e se você deixasse de:

-Tomar café no Starbucks todo dia? $1.889,16 por ano

-Comer um pastelzinho (que nunca é só um) $1274,00 por ano

-Pagar a academia de ginástica que a gente não vai? $600,00 por ano

-Fumar aquele maço de cigarros toda a semana(aliás se você tem este hábito deveria mesmo deixar de lado) $315,00 por ano

-Comprar roupa todo mês – $2400 por ano

Será que já deu pra ter uma ideia de como tirar um pouquinho de nossos gastos diários vai fazer toda a diferença?

Claro que ninguém está falando para você parar de fazer tudo o que lhe dá prazer; mas que tal fazer pequenos ajustes?

Toma cafezinho do Starbucks uma vez por semana (o resto já direciona pra poupança)

Deixar o pastelzinho ou a coxinha maravilhosa para comer no fim de semana; uma ou duas e pronto…

Na verdade, em tudo aquilo que a gente quiser economizar, vai ajudar ao fundo de reserva se a gente tirar um pouquinho de cada atividade.

Outro ponto importante: O momento agora é de cautela em todos os sentidos, incluindo os gastos. Não se deixe levar pela euforia coletiva que acha que tem que armazenar o Publix inteiro dentro de casa. Os supermercados Não irão fechar e você pode, semanalmente, encontrar o que precisa. Lembra que o tempo agora é de economia máxima!

Aproveite e veja se você ou alguém em sua família está dentro da elegibilidade para receber alguns dos empréstimos que o governo está facilitando. Você encontra as informações no site www.sba.gov

Enquanto isso, se mantenha seguro, leve todas estas precauções a sério e se cuide.

Em breve estaremos todos de volta e com tempo para se confraternizar com nossos amigos.

Uma ótima semana para todos!

O post A importância do famoso “pé de meia” apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News