A Country Homes ESL School em Spokane (Washington) planeja celebrar seu 40º aniversário com um…

A Country Homes ESL School em Spokane (Washington) planeja celebrar seu 40º aniversário com um almoço internacional em 27 de abril. Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas os interessados em participar podem entrar em contato com o escritório da igreja através do telefone (509) 466-3414.

O programa conta com 380 voluntários que ajudaram 594 estudantes de 57 países diferentes durante as últimas quatro décadas. A escola foi inaugurada pela Country Homes Christian Church, no norte de Spokane, em 1979, para ajudar a lidar com o fluxo de refugiados vietnamitas que chegavam à região após a guerra do Vietnã. Desde então não parou mais.

A escola oferece aulas gratuitas para adultos todas as segundas, quartas e sextas-feiras em sua sede no 8415 N. Wall Street. O atendimento infantil gratuito é oferecido durante a aula nornal para aqueles que precisam. “É importante uma ajuda individual para refugiados e imigrantes”, disse a diretora Elizabeth Housley. “Você pode vir quantas vezes quiser. Temos alguns que vêm todos os dias e alguns vêm uma ou duas vezes por semana”.

A escola tem 15 professores e 18 alunos. Os estudantes são do México, Brasil, El Salvador, China, Iraque, Afeganistão, Ucrânia, Coréia do Sul e Taiwan.

O diretor assistente Doni Walker está na escola há 37 anos, e começou como tutora voluntária. A escola tem dicionários de imagens para vários idiomas. Cada imagem é rotulada com a palavra em inglês relacionada ao objeto, juntamente com o nome do objeto em espanhol, chinês ou outros idiomas. “Hoje em dia também há opções de alta tecnologia”, disse. “Você pode usar linguagens diferentes do Google”, disse ela. “É muito mais fácil do que há 37 anos”.

Pode ser difícil aprender uma segunda língua depois de adulto, segundo Housley. “Temos pessoas na faixa dos 60 e 70 anos. Eles continuam voltando”.

O Community College of Spokane tem uma escola de ESL, mas Walker disse que ter um professor em uma sala de aula de 30 anos não é tão fácil. “Esse é um ambiente muito difícil”, disse ela.

Alguns alunos querem aprender inglês suficiente para conseguir um emprego, fazer um teste de carteira de motorista, conversar ou passar no teste de cidadania. “Oferecemos ajuda em qualquer área que eles precisem de ajuda”, disse ela. “Você vê o progresso muito mais rapidamente”.

A escola está sempre procurando voluntários, e foi assim que Walker começou. Ela disse que alguns voluntários vêm e vão, enquanto outros estão sempre por perto. “Temos algumas pessoas que estão aqui há 20 anos”, disse ela.

A escola pode ter um efeito profundo sobre os alunos, dando-lhes a chance de conseguir um emprego, ir à escola ou conversar com um vizinho. “Você tem muito mais liberdade quando fala a língua”, disse Housley. “É um processo de aprendizagem geral para todos. Eu acho que os alunos não são os únicos que estão aprendendo”.

A escola planeja celebrar seu 40º aniversário com um almoço internacional em 27 de abril.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times