Prefeitos anunciam fundos para proteger imigrantes em Somerville e Cambridge

Na manhã de segunda-feira, dia 18, o prefeito de Cambridge, Marc C. McGovern, e o prefeito de…

Na manhã de segunda-feira, dia 18, o prefeito de Cambridge, Marc C. McGovern, e o prefeito de Somerville, Joseph A. Curtatone, anunciaram a criação do United Legal Defense Fund for Immigrants, uma parceria entre as duas prefeituras e a Cambridge Community Foundation.

A criação deste fundo marca uma expansão e evolução do Fundo de Defesa Legal para Imigrantes de Cambridge, criado por McGovern, que foi lançado em março de 2018 com uma meta ambiciosa de levantar US $ 500.000 para ajudar os imigrantes a obterem os serviços legais necessários e ficar legalmente em sua comunidade.

No ano passado, a Cambridge Community Foundation distribuiu US $ 255.000 em subsídios para quatro organizações locais que prestam assistência jurídica sem fins lucrativos – De Novo (anteriormente chamado de Centro de Serviços e Consultoria Jurídica Comunitária), Greater Boston Legal Services, Irish Immigrant Center (IIC), e Political Asylum Immigration Representation Project, Inc. (PAIR).

O United Legal Defense Fund for Immigrants trabalhará visando à meta original e pretende distribuir subsídios para ajudar a apoiar os membros da comunidade imigrante que vivem e trabalham na área de Cambridge e Somerville, entre eles os Dreamers, portadores da TPS, menores desacompanhados, vítimas de tráfico e violência doméstica, e aqueles que procuram asilo fugindo da violência e perseguição em seus países de origem.

“Nós estabelecemos o fundo de defesa legal há um ano porque vimos a injustiça que nossos residentes enfrentaram diante das políticas federais de imigração, muitas vezes sem os meios financeiros ou o direito à representação legal, em uma língua que não é a deles, um sistema endurecido para o seu pedido de refúgio e oportunidades”, disse o prefeito Marc McGovern. “Esse desequilíbrio só cresceu e os nossos esforços para manter nossas comunidades unidas também. Em parceria com o prefeito Curtatone e a Cidade de Somerville, esperamos enviar uma mensagem unificada aos nossos residentes imigrantes de que cada um é bem-vindo, e que suas contribuições à nossa comunidade são valorizadas e que sua esperança de pertencer nela será retribuída”, finalizou.

“Os dados são claros. O acesso a ajuda legal melhora muito a probabilidade de sucesso dentro do sistema de imigração e tribunais, e muitos de nossos residentes encontrarão caminhos para um status legal mais seguro ou cidadania com a ajuda de advogados pro-bono “, disse o prefeito Curtatone. “Nossas cidades podem não conseguir mudar o panorama da imigração nacionalmente, mas a generosidade de nossos residentes e empresas pode mudar os resultados dos casos de imigração localmente. Essa é a esperança de que o Fundo de Defesa Legal dos Imigrantes proporcionará aos nossos residentes imigrantes uma chance muito melhor, dignidade e segurança que eles merecem”, continuou.

Embora não haja dados específicos sobre o número de imigrantes indocumentados nas comunidades de Cambridge e Somerville, pesquisas mostram que 27% da população em Cambridge é nascida no exterior, e 25% dos moradores de Somerville são residentes imigrantes. Em Cambridge, aproximadamente 40% das crianças têm pelo menos pais nascidos no exterior. Em Somerville, 49% dos estudantes no distrito escolar local têm uma primeira língua que não seja o inglês.

“O Fundo de Defesa Legal Unificado expandido para Imigrantes reflete a crescente necessidade de apoio legal para esta comunidade através das fronteiras da cidade e é o próximo passo em um incrível esforço de base que envolveu mais de 300 moradores locais até agora”, disse Geeta Pradhan, Presidente do Conselho do Cambridge Community Foundation. “Ao unificar esforços para arrecadar fundos para as famílias mais vulneráveis em nossa comunidade, podemos ajudar os vizinhos valorizados e estabilizar as famílias afetadas pelo estresse e pela incerteza das mudanças contínuas no status de TPS e DACA, e aqueles que buscam asilo”, acrescentou.

O United Legal Defense Fund para Imigrantes será administrado pela Cambridge Community Foundation, que distribuirá fundos para a defesa legal elegível através de um processo de aprovação que acontecerá no outono de 2019.

Informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no site da Cambridge Community Foundation em www.cambridgecf.org. Uma página no site do GoFundMe foi aberta para conseguir $500 mil em doações e até a tarde desta terça-feira, dia 19, havia sido arrecadado quase $200 mil. Para doar acesse o link goo.gl/uWKexk.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook