Tenista desde pequena e colecionadora de títulos, Giovanna Tomiotto é uma brasileira que…

Tenista desde pequena e colecionadora de títulos, Giovanna Tomiotto é uma brasileira que conquistou o seu espaço e promove de forma positiva a imagem do Brasil nos Estados Unidos. Ela nasceu em Londrina, no Paraná, e começou a jogar tênis quando ainda tinha 8 anos de idade, com uma habilidade inerente que a fez descobriu desde tenra idade que o tênis é uma de suas verdadeiras paixões.

Giovanna viajou para os Estados Unidos quando tinha 18 anos para cursar um bacharelado, com o objetivo de se tornar o primeiro membro de sua família a obter um diploma universitário. E como desde pequena ela sonhava em se tornar engenheira aeroespacial e queria ir para o espaço. Uma coisa se aliou à outra e o destaque no tênis abriu caminho para ela ganhar uma bolsa de atleta como tenista para poder seguir sua paixão pela engenharia.

Mas para chegar até aí foram muitas horas de estudo e treinamentos pesados. Ela precisou mudar de Londrina (Paraná) para Balneário Camboriú (Santa Catarina) para se aperfeiçoar no esporte. Mas paralelo a isso, ela se dedicava aos estudos. Ela se dedicava muito para alcançar seus sonhos, desde pequena.

Como estudante universitária, ela teve várias realizações únicas de projetos utilizando múltiplas habilidades. Suas experiências de estágio e projeto desenvolveram seu conhecimento técnico e habilidades interpessoais. Ela também participou de várias atividades e organizações extracurriculares, que a ajudaram a estabelecer qualidades de liderança.

A Bolsa permitiu que ela estudante na Embry-Riddle Aeronautical University, que pela vigésima vez foi considerada a melhor faculdade de aviação do mundo.

Após ingressar na universidade, os trabalhos e a dedicação dela só aumento, pois além de estudar e jogar tênis pela instituição educacional, ela fazia outros trabalhos como encordoamento de raquete e atuava com o time de marketing esportivo, era tutora, entre outras atividades para ajudar a pagar suas despesas na faculdade. “Nada me foi dado de mão beijada. Eu trabalhei muito para conseguir tudo que alcancei em minha”, afirmou.

Em relação ao tênis ela disse que pela tradição do Brasil, onde o esporte não é tão popular, foi mais um desafio para que ela conseguisse se destacar. “Lá é mais individual, mas na faculdade é como se fizéssemos parte de um time, com treinador onde cada vitória soma para os pontos da nossa equipe. Isso me ajudou muito em minha vida”, disse.

Giovanna destaca que ter um treinador é muito importante na vida de um atleta, pois “ele é como se fosse um pai”. Ela acrescenta ainda que é o técnico que faz tudo pelo atleta, desde o momento em que lhe é oferecido a bolsa. “Ele adiciona muito em nossas vidas e foi uma experiência incrível ter meu treinador que também foi guia em país que não conhecia ninguém”, disse.

Ainda no tênis, em seu último ano de faculdade, ela recebeu o título de Most Valuable Players Award (MVP) em reconhecimento pelos anos dedicado ao esporte e pelo que fez para o esporte na faculdade.

“DESCOBRINDO”

Enquanto realizava o sonho de fazer cursar engenharia aeroespacial, ela conheceu O EcoCAR 3, um concurso de engenharia automotiva que envolve estudantes de 16 universidades nos Estados Unidos promovido pela montadora GM.

Os times precisam redesenhar um Chevrolet Camaro e conseguir uma redução em seu impacto no meio ambiente, transformando em um veículo hybrido e ao meso tempo mantê-lo icônico no desempenho e segurança. “Isso me chamou muita a atenção e eu trabalhei no controle de automação. Pronto me apaixonei e descobri que era isso que queria seguir” disse.

Giovanna explica que o carro é entregue para a equipe, os membros retiram tudo de dentro e o remontam novamente seguindo as normas do concurso. “Minha função era fazer tudo funcionar perfeito e manter todas as peças interligadas”, fala acrescentando que foi desta forma que se introduziu na área de Controle de Automação. “Me distanciei da engenharia aeroespacial e fui para a engenharia mecânica”, continua.

No seu último ano de faculdade sua equipe ficou em terceiro na competição.

Após a faculdade, ela trabalhou na American Governor Company, onde começou sua carreira como Engenheira de Controle de Automação. Nesta função, ela projetou sistemas de controle de turbinas hidrelétricas, criou desenhos mecânicos, diagramas elétricos e elementares, esquemas hidráulicos e outros.

Seu talento lhe possibilitou apresentar seu projeto no maior evento de hidrotecnologia no mundo, o Hydrovision International 2018. Mais uma experiência que acrescentou muito para o seu currículo e conhecimentos na área

Atualmente, Giovanna segue com seu sonho e mora onde sempre quis morar, na Califórnia. Há dez meses ela reside em Los Angeles e trabalha na área de automação dentro de uma refinaria de óleo. “Estou amando viver aqui, pois além de trabalhar com o que amo, esta terra é mágica”, disse. “Aqui o mar e a neve, distantes uma hora um do outro.

Um clima seco, pouca chuva e sem falar da música. Desde criança eu amo o rock e o heavy metal e aqui estes dois estilos estão bem vivos”, continua. “Amo estar aqui”, finaliza.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

Giovanna trabalha em uma usina de óleo na Califórnia e continua a realizar seus sonhos
Reportagem destaca paixão de brasileira pelo tênis

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times