O mercado financeiro, tanto brasileiro quanto americano, em diferentes momentos, passou por…

O mercado financeiro, tanto brasileiro quanto americano, em diferentes momentos, passou por instabilidades, influenciando o comportamento dos mais diversos investidores. Isso fez com que alternativas surgissem e viessem a estimular a diversificação dos investimentos dentro e fora do Brasil.  

William Smith, brasilianista da Universidade de Miami, analisou em 1991, o boom de brasileiros no exterior. Em sua análise, o deslocamento das economias de brasileiros de classe média, conquistadas com muito trabalho, não representavam fuga de capital, mas uma busca por novas perspectivas, já que as constantes crises econômicas do Brasil da época, não lhes proporcionava isso.   

Essa fuga de economias, pode ser explicada, pelas várias mudanças da moeda, mas principalmente, pela hiperinflação no Brasil ocorrida entre a década de 1980 e 1990, tendo no Plano Real em 1994, uma trégua, alcançando certa estabilidade econômica. 

Os avanços e retrocessos relacionados à política econômica da época, somado a crises globais, fizeram com que o Brasil atingisse o ápice do isolamento comercial em 1991, conduzindo muitos brasileiros a se arriscarem em novas alternativas, dentre elas, a mudança de país.  

Atualmente, o que se percebe, é que ao invés da mudança de país, na busca de novas perspectivas, busca-se alcançá-las de outra maneira, ou seja, com a mudança no perfil deste investidor e dos investimentos. Mesmo que haja a volatilidade dos mercados, nota-se que a busca por retornos financeiros imediatos, em alguns casos, deu lugar a uma visão de longo prazo. Outro ponto que chama a atenção, é o alcance deste investidor, já que foi ampliado, graças ao uso de novas ferramentas tecnológicas, bem como, seu aperfeiçoamento no trato com elas, uma realidade do novo cenário mundial.  

É possível acompanhar aplicações financeiras na tela de um celular, pesquisar novos cenários para investimentos, navegar em realidade virtual para escolher imóveis localizados em outros países, sem sair de casa. É possível citar inúmeros exemplos, destes avanços tecnológicos, porém cabe destacar o mais recente, conhecido como PIX, sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos. Ele chega para facilitar as transações financeiras, principalmente, no mercado imobiliário. Por meio do PIX, é possível haver redução na burocracia, no que tange, a realização de pagamentos de compra e venda de imóveis, taxas cartorárias, impostos, etc. 

Com isso, o comportamento dos investidores ao longo do tempo, especialmente, àqueles que buscam oportunidades em outros países, visando diversificação cambial e patrimonial, os chamados investidores internacionais, mudou muito. Com a ampliação da visão de negócios, investir por exemplo, na compra, ou no aluguel de imóveis adquiridos nos EUA, tornou-se uma forma de aplicar o dinheiro de forma rentável. Além do que, com a variação do câmbio, comprar imóveis na baixa do dólar e vender com sua valorização, repatriando recursos investidos, tornou-se uma manobra financeira muito útil, em tempos de crise. Já que uma das principais vantagens de se fazer investimento no setor imobiliário, é a segurança.         

Léo Ickowicz é fundador da Elite International Realty. 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

Fonte: Léo Ickowicz

Fonte: Brazilian Times