O Consulado-geral do Brasil em Boston (Massachusetts) começou a usar o sistema e-consular como…

O Consulado-geral do Brasil em Boston (Massachusetts) começou a usar o sistema e-consular como uma forma de facilitar o atendimento e agilizar os serviços para a comunidade. Mas nas últimas semanas várias reclamações chegaram a redação do Brazilian Times, bem como nas redes sociais. Entre as críticas está a de que os agendamentos não se concretizam e é preciso aguardar muito tempo.

Natural de São Luís do Maranhão, Ronald de Abreu Santos, que reside há 31 anos nos Estados Unidos, trabalha na área de manutenção geral em uma escola localizada em Downtown Boston. Ele está aposentado pelo governo brasileiro há cinco anos e todo o dinheiro da aposentadoria fica com seus filhos no Brasil.

O problema, de acordo com ele, é que após o consulado mudar o sistema de atendimento, tudo ficou muito confuso, demorado e tem causado um grande problema para ele. “Todos os anos eu preciso apresentar uma prova de vida para que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) renove a sua aposentadoria”, explicou.

Ronald acrescentou que começou o processo para a renovação em novembro do ano passado e até agora não obteve uma resposta por parte do consulado. Ele afirmou que no antigo sistema tudo era mais rápido. “Antigamente eu entrava no site, seguia todos os procedimentos do serviço que precisa e, rapidamente, tinha uma resposta e tudo era resolvido. Agora, já faz cinco meses que solicitei o documento e não consegui nada”, disse.

Ele disse, ainda, que durante este período tentou contato várias vezes, mas o consulado não responde. “Estou ficando preocupado, pois minha aposentadoria pode ser bloqueada. O governo brasileiro deu o prazo para que os aposentados apresentem a prova de vida até 28 deste mês, o que já venceu. Agora não sei o que vai acontecer”, afirmou.

De acordo com Ronald, devido à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o dinheiro da aposentadoria serve para ajudar seus filhos. “Isso tem sido muito importante para eles se a aposentadoria for bloqueada pode causar grandes transtornos”, afirmou.

REDES SOCIAIS

Na página do consulado no Facebook há muitas reclamações sobre o sistema. As principais apontam para a demora dos serviços e lentidão do sistema. A redação do Brazilian Times separou algumas delas:

“Estou há mais de uma semana, entrando todo dia, e não consigo agendar… Quando terá um dia disponível?”, escreveu Sonia Cavalheiro.

“Fiz um pedido de agendamento em novembro e até hoje não tive resposta. Por que está demorando tanto assim?”, indagou Samantha  Praes

“Eu enviei meus documentos para um novo passaporte com track number, em Janeiro, pelo post office. Ainda nem sinal. Você saberia me dizer em média a estimativa de um passaporte ser feito e enviado? Estou bem preocupado”, escreveu Sourosh Tanaka em Março.

Em todas as reclamações o Consulado pede para que as pessoas “enviem uma mensagem para [email protected] para averiguar sua situação”. Mas Ronald disse que seguiu todas as orientações e enviou o e-mail, só que se passaram cinco meses e ele não recebeu respostas.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA NORKA SCHELL- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em NY e região. Ligue: (212) 258-0713.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Fonte: Brazilian Times