Nova York sedia encontro internacional de escritores brasileiros

Organizado pela Fundação Focus Brasil, evento reuniu mais de 70 escritores de língua portuguesa no salão de eventos do Consulado do Brasil em NY

O dramaturgo Silvio de Abreu foi homenageado ao final do evento.
O dramaturgo  Silvio de Abreu foi homenageado ao final do evento.

Manhattan (NY) – Nos dias 13 e 14, Nova York foi o centro de convergência da nova geração de profissionais de literatura brasileira que vivem nos EUA. O grande encontro, organizado pela respeitada Fundação Focus Brasil, que tem sede na Flórida, tinha por meta inicial agremiar escritores que produzem literatura brasileira na América para palestras, entrevistas, marketing, seminários e feira de livros. Mas a reunião social ultrapassou todas as expectativas. Para confirmar a força de atração que o evento provocou, havia escritores provenientes da Califórnia, Pensilvânia, Texas, Massachusetts, Flórida, Havaí, Nova Jersey, Carolina do Sul, Virginia, Connecticut e, obviamente, de Nova York, como também do Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco, além de literatas vindos de Honduras, Inglaterra e Canadá.

Durante dois dias, houve painéis apresentados por catedráticos e profissionais de literatura sobre os mais atrativos temas, como a linguística na crítica literária, desafios do escritor brasileiro ao produzir em língua inglesa, constituição do público leitor, língua e literatura no patrimônio coletivo, etc. À ocasião, foi inaugurada no consulado-geral do Brasil em Nova York a biblioteca Guimarães Rosa, para a qual todos os autores presentes doaram livros e que estará diariamente aberta à disposição do público que comparece àquela repartição diplomática para tratar assuntos de viagens.

Entre público visitante e profissionais da escrita, o evento conseguiu juntar em um mesmo espaço o dramaturgo Silvio de Abreu, autor de diversas telenovelas de sucesso da Rede Globo, a escritora Nereide Schilaro Santa Rosa, que já publicou mais de 80 livros e foi ganhadora do Prêmio Jabuti, a doutora em Literatura Comparada Else P. Vieira, professora na Universidade de Londres, a doutora em Literatura luso-brasileira pela CUNY, Michelle Kettner, a crítica literária Cristiane Bourger, a premiada escritora de livros infanto-juvenis publicados nos EUA Beti Rozen, a professora Heloísa Schurmann, cujo livro “Pequeno Segredo” se transformou em filme selecionado para concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o vencedor do Press Award em Literatura 2018 nos EUA, Gilvan de Sergipe, o premiado cronista Roberto Lima, a poetisa Angela Bretas, uma das precursoras de publicações de livros em português na América, o livreiro Edivaldo Fontes, CEO da VLM Press, da Flórida, e Francisco Santa Rosa, diretor da editora Underline Publishing.

Contos, novelas, poesia, crônicas, culinária, viagens, biografia, automobilismo, auto-ajuda, fantasia, ficção, arte, pesquisa sociológica, psicologia, religião e marketing foram algumas das categorias de produtos literários encontrados na Feira do Livro realizada no sábado. Durante os dois dias do evento, cada autor convidado apresentou à platéia presente ao menos uma de suas obras e pôde dividir com o público suas estórias vivenciadas durante a gestação do livro, a publicação, o marketing, o retorno financeiro e a gestão de todo o processo por suas editoras.

Um dos pontos altos da convenção foi a entrevista de quase uma hora realizada pelos jornalistas Carlos Borges e Mila Burns com o autor de telenovelas Silvio de Abreu, que por quase 40 anos escreveu folhetins de sucesso para as tevês Tupi, SBT e Globo, e que hoje é diretor do Departamento de Dramaturgia da Rede Globo.

O autor Silvio de Abreu falou sobre sua arte de escrever novelas e como cativar a atenção do público

O autor Silvio de Abreu falou sobre sua arte de escrever novelas e como cativar a atenção do público.

Ao final do evento, houve uma cerimônia de premiação a Domício Coutinho, fundador da Brazilian Endowment for the Arts, de Nova York, à professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Londres, Else P. Vieira, que atua nos temas da literatura produzida pela diáspora brasileira, e ao dramaturgo Silvio de Abreu. Foram outorgados certificados a todos os escritores participantes. O evento contou com a cobertura da Rede Globo Internacional, o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, da empresa Atlantic Americas Partners, e da editora Underline Publishing.

Vencedor do Press Award 2018 em Literatura, Gilvan de Sergipe apresentou sua obra “Menino Brasil” e falou sobre o processo de criação.
Vencedor do Press Award 2018 em Literatura, Gilvan de Sergipe apresentou sua obra “Menino Brasil” e falou sobre o processo de criação.
A jornalista Mila Burns fez a cobertura do encontro para o programa Globo Notícia Américas.
A jornalista Mila Burns fez a cobertura do encontro para o programa Globo Notícia Américas.
O livreiro Edivaldo Fontes, CEO da VLM Press, lançou durante o evento seis novos títulos de sua editora.
O livreiro Edivaldo Fontes, CEO da VLM Press, lançou durante o evento seis novos títulos de sua editora.
Diretora do evento, a escritora Nereide Santa Rosa entrega placa de reconhecimento e mérito a Domício Coutinho, da Brazilian Endowment for the Arts (representado por Beti Rozen) e Else Vieira, da Universidade de Londres
Diretora do evento, a escritora Nereide Santa Rosa entrega placa de reconhecimento e mérito a Domício Coutinho, da Brazilian Endowment for the Arts (representado por Beti Rozen) e Else Vieira, da Universidade de Londres.
Mais de 120 títulos foram expostos à venda na Feira do Livro realizada no sábado.
Mais de 120 títulos foram expostos à venda na Feira do Livro realizada no sábado.
As escritoras Heloísa Schurmann e Angela Bretas emocionaram o público com suas histórias de superação
As escritoras Heloísa Schurmann e Angela Bretas emocionaram o público com suas histórias de superação.
Os organizadores do evento, Andrea Vianna, Carlos Borges e Nereide Santa Rosa, foram bastante aplaudidos pelo sucesso do projeto.

Os organizadores do evento, Andrea Vianna, Carlos Borges e Nereide Santa Rosa, foram bastante aplaudidos pelo sucesso do projeto.

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook