Mulheres são destaque no setor empresarial

Para celebrar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o CEME realiza a 7ª edição do evento anual Empreende Mulher Catarinense

A mulher se destaca cada vez mais no mercado de trabalho. Dados do Sebrae Nacional de 2020 apontam que 350 mil empreendimentos, o que equivale a 34% dos negócios catarinenses, foram criados ou são liderados por mulheres.

Para quem, por muitos anos, foi impedida de sair sozinha na rua, não tinha direito ao voto e, muito menos de trabalhar fora de casa, estamos progredindo e redescobrindo a força feminina. As permissões, no entanto, são mais recentes do que parecem. Apenas no ano de 1962, foi criado o Estatuto da Mulher Casada, no Brasil, permitindo que a mulher pudesse trabalhar fora de casa sem a permissão do marido e 17 anos depois, em 1979, as mulheres ganharam o direito de cursar universidades. E não foi um mar de rosas, as mulheres que optaram por seguir o caminho universitário e assumir seu lugar como líder também, no mercado de trabalho, eram muito julgadas.

Com mudanças discretas, as mulheres começaram a tomar seu espaço no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Mesmo tomando seu espaço como empreendedoras, as mulheres precisaram permanecer cuidando de suas casas. 46% das catarinenses empresárias, também são chefes do lar. Homenageando a mulher empresária, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representada pelo CEME, pleiteou e conquistou no ano de 2005, a lei 17335/17, que instituiu o Dia Estadual da Mulher Empresária em SC.

O Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), realiza, desde 2015 o evento anual Empreende Mulher Catarinense, que já está em sua 7ª Edição. A Presidente do CEME, Poliana de Oliveira, explica que esse evento é realizado com o intuito de fomentar a conexão entre as empresárias membro do estado.

“O fato dessa conexão, de estarmos juntas, nos inspira mutuamente. Transforma o meio, as nossas vidas, transforma tudo ao nosso redor, porque a mulher tem um papel fundamental na sociedade, desde a educação dos filhos, a organização da casa, e nas empresas tem se demonstrado profissional de alto escalão, são muito competentes e dedicadas, responsáveis em tudo o que fazem. Então, realizar todo o ano o Empreende Mulher Catarinense é para reforçar e relembrar das nossas qualidades e que lugar de mulher é realmente onde ela quer estar”, relata.

Para Poliana, é necessário que a mulher empresária se sinta acolhida e estimulada a buscar coisas novas, estudar e colocar em prática todo o conhecimento. Pois, é dessa maneira que as mulheres se destacam no mercado. E o mais importante, é que os estímulos vêm de outras mulheres que estão no mesmo momento profissional, ou já passaram por algumas fases difíceis empreendendo, o que facilita o caminho e o sentimento de que juntas, são mais fortes.

“Precisamos ter um suporte, não adianta, às vezes, só ficarmos na motivação e não se desenvolver, não pesquisar, não ler e não ir para parte técnica, de execução. Então, esse é o momento de buscar o autoconhecimento, e conhecimento na área que a gente percebe ter mais dificuldade e nas áreas que as nossas empresas, os nossos negócios, a nossa vida precisa deslanchar.  Esse é um dos motivos que realizamos o evento todo o ano, para fazer essa provocação e sempre falar sobre a importância do nosso papel e o quanto a gente sempre pode buscar mais e ir mais longe”, reforça.

Personalidades de peso

Para o Empreende Mulher Catarinense deste ano foram convidadas duas mulheres empreendedoras, que se desafiam o tempo todo. O evento, que acontece nesta terça-feira, 17, contará com a presença virtual da empresária, apresentadora, escritora e palestrante, Cris Arcangeli e da catarinense, empresária, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e ex-presidente da camisaria Dudalina, Sônia Hess.

Com apresentação da jornalista, especialista em Neurocomunicação e Inteligência Emocional, Laine Valgas, o evento será transmitido pelo canal oficial do CEME no Youtube, a partir das 18 horas e será totalmente gratuito.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA– Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR– Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET– Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance– A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: [email protected]

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook

Marcações: