Mais da metade dos detidos em um centro de detenção de imigração no Condado de Miami-Dade,…

Mais da metade dos detidos em um centro de detenção de imigração no Condado de Miami-Dade, na Flórida, foram expostos ao COVID-19, de acordo com informações divulgadas pelo governo dos estados Unidos, em um tribunal federal na terça-feira, dia 21.

Em uma declaração juramentada no tribunal federal de Miami, Liana J. Castano, diretora interina encarregada das instalações de Krome, disse que oito funcionários testaram positivo para o vírus e que 350 detidos, que foram expostos à doenças foram colocados em quarentena. Isso é uma prática que o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) chama de “coorte”.

Os registros do tribunal mostraram que, na segunda-feira, havia 587 detidos em Krome. A declaração de Castano é parte de um caso federal em andamento apresentado por advogados de imigração que buscam a libertação de cerca de 90% dos imigrantes em três centros de detenção no sul da Flórida – Krome, o Centro de Transição Broward, em Pompano, Beach, e o Centro de Detenção do Condado de Glades, em Moore Haven.

O número de detidos expostos ao vírus de acordo com Castano significa um aumento de 112 em cerca de duas semanas. Em 8 de abril, ela relatou que havia 238 pessoas sendo isoladas. Mas esses números “provavelmente serão muito maiores”, dizem especialistas, “devido à falta de testes e à constante transferência de detidos pela Flórida e pelo país”.

“Se as pessoas estão indo e vindo, saindo e depois entrando, então o número de pessoas que foram realmente expostas é muito superior a 350”, disse Herald Ashish Jha, diretor do Instituto Global de Saúde de Harvard.

“É uma política terrível. A ideia de que você tem todas essas transferências de um centro para o outro ou para aeroportos e cada uma delas exige oficiais e várias pessoas com as quais você precisa interagir é preocupante”, acrescentou Jha. “É muito arriscado no contexto do coronavírus”.

O ICE relatou que até terça-feira, dia 21, 220 detentos em todo o país testaram positivo para o vírus. No entanto, oficiais da agência disseram ao Congresso na semana passada que apenas 400 de seus 32.000 detidos passaram por testes.

Até terça-feira, cerca de 50 cidadãos guatemaltecos que estão no centro de dentenção Krome foram transferidos para o aeroporto ou outros centros, pelo menos 11 vezes nos últimos 7 dias. Durante cada transferência, nenhum deles recebeu equipamento de proteção individual, conforme relata a denúncia.

Na semana passada, o Ministro da Saúde da Guatemala, Hugo Monroy, afirmou que 75% dos passageiros em um recente voo de deportação dos EUA testaram positivo para a doença.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

GAUCHÃO RESTAURANTE- O melhor da comida brasileira. Fazemos entrega em toda região: Somerville, Medford, Cambridge e arredores. Estamos localizados no 102 Broadway, Somerville (MA). Ligue: (617) 625-6100.

INCOME TAX- Imposto de renda, contabilidade, folha de pagamento, incorporações, ITIN, Traduções. Temos 4 endereços: Framingham, Worcester, Somerville e Plymouth. Ligue: (508) 872-5597.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times