Joe Biden começa trabalhar nesta segunda com equipe de transição no combate ao coronavírus

 

A primeira ação do novo presidente dos EUA, Joe Biden, vai ser criar uma força-tarefa com 12 cientistas e especialistas para combater o coronavírus, além de planejar a distribuição de uma vacina assim que for aprovada. A equipe de transição também planeja começar a ter acesso às agências federais

 

Da Redação

Joe Biden lançou uma conta em rede social para a transição de governo. Com imagens da campanha, a publicação diz: “Permanecemos unidos como uma só América. Nós levantaremos mais fortes do que éramos antes”, enfatiza. A primeira ação do novo presidente dos EUA vai ser criar uma força-tarefa com 12 cientistas e especialistas para combater o coronavírus e determinar como aumentar o uso de máscaras e de testes, além de planejar a distribuição de uma vacina assim que for aprovada. A equipe de transição também planeja começar a ter acesso às agências federais.

Portando, nesta segunda-feira, Biden poderá anunciar uma força-tarefa de 12 membros para o combate à Covid-19 em sua gestão. O democrata está sinalizando que lidar com a pandemia será a prioridade imediata para sua transição. Parte inferior do formulário

A força-tarefa deve ser liderada por três co-presidentes: o ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, o ex-comissário da Food and Drug Administration David Kessler, e a Dra. Marcella Nunez-Smith, da Universidade de Yale. Alguns integrantes do grupo vêm assessorando Biden ao longo da campanha.

Até o momento, os EUA registram 236.099 mortes por Covid-19. Os casos chegam a 9.830.895. É o país com mais casos e óbitos no mundo por causa do coronavírus.

 

Cumprimentos do ex-presidente republicano

O ex-presidente George W. Bush telefonou a Joe Biden para o cumprimentar e felicitar pela sua eleição como presidente dos EUA. Quanto às alegadas irregularidades das contagens de votos que Trump reclama, referiu à CNN que a campanha eleitoral foi “justa no fundamental” e o “resultado claro”. Considera, no entanto, que Donald Trump tem “todo o direito a pedir recontagens e promover ações judiciais”.

Em comunicado, Bush disse ainda que cumprimentou também Kamala Harris pela vitória. Para Bush, “apesar de Biden e ele terem posicionamentos políticos diferentes, isso não é um problema. Eu conheço-o e é um bom homem, que venceu e tem a oportunidade de dirigir e unificar o país.” Lembrando que Bush é o único dos presidentes republicanos vivo.

Em contrapartida, sem reconhecer a vitória de Joe Biden, Donald Trump saiu da Casa Branca no domingo para jogar golfe, à semelhança do que fez no sábado, e voltou a deixar mensagens no Twitter atacando os adversários. “Acreditamos que estas pessoas são ladrões. As máquinas das grandes cidades estão corrompidas. Esta foi uma eleição roubada”, escreveu.

Na sua análise, o que o Twitter volta a classificar como contendo fatos que não são verdadeiros, Trump cita uma especialista em sondagens britânico que corrobora a ideia de que as eleições foram roubadas.

Este não foi o único tuíte publicado neste domingo por Trump. Em outro, afirma: “Onde interessava, roubaram o que tinham a roubar”. (Também assinalada pelo Twitter). As queixas de alegada fraude na contagem dos boletins de voto que têm sido levantadas pela campanha de Trump, não têm sido aceites nos tribunais estaduais.

 

Fonte: Nossa Gente