Instituto Anual de Verão é um programa educacional inspirador oferecido às mulheres com visão de liderança, confiança e habilidades para se tornarem líderes e organizadoras em sindicatos e nas comunidades.

Há 33 anos o WILD – Women’s Institute for Leadership Development – (Instituto de Mulheres para Desenvolvimento de Liderança) realiza o Instituto Anual de Verão. É um programa educacional inspirador oferecido às mulheres com visão de liderança, confiança e habilidades para se tornarem líderes e organizadoras em sindicatos e nas comunidades em Massachusetts. São três dias de programação começando, sempre numa sexta-feira a noite, terminando no domingo com um almoço de despedida e entrega de diplomas das classes realizadas.

São quase três dias com várias classes e workshops sobre assuntos do cotidiano abordando temas como: “Bullying” e Assédio Sexual no trabalho, Tráfico e trabalho escravo, Discriminação Racial e muito mais. Natalícia Tracy que é a diretora do Centro do Trabalhador Brasileiro e professore universitária da UMASS Boston, participa a vários anos e sempre ministra palestras de empoderamento feminino: ” É incrível essa oportunidade que o WILD oferece para nós mulheres. Existem questões que até então eram tratadas apenas por mulheres que participam de sindicatos e o WILD criou esse possibilidade de conexão entre elas e as mulheres não sindicalistas. Esse intercâmbio de informações onde temos a oportunidade não só de aprender, mas também de colocar em prática no dia-a-dia. Aprender sobre questões políticas, sobre direitos e deveres e aplicar, com propriedade no seu cotidiano. Isso dá uma poder incrível de liderança e é isso o mais importante. Acho uma oportunidade incrível. Todos os anos levamos de 12 a 15 brasileiras que saem de lá completamente renovadas. Vamos para aprender e voltamos para liderar”.

Natalícia Tracy, diretora do BWC.

Esse é o primeiro ano que tem como diretora, Ruthella Logan. Ela está super engajada em dar continuidade a este maravilhoso trabalho de conscientização : “Estou confortável em continuar esse m trabalho e levá-lo para uma nível mais alto. Nós precisamos de continuar um trabalho de conscientização para fazer valer os direitos das mulheres em todos os setores. Ainda somos massacradas no trabalho, em casa em muitos lugares. Temos todos os dias que provar aos outros que somos quem somos. Isso não deveria ser uma preocupação e sim o nosso dia-a-dia. Sair, trabalhar, criar nossos filhos e ainda contribuir de maneira positiva para a nossa sociedade. Ainda vejo mulheres saindo para trabalhar que carregam um peso por terem nascido mulher. É esse pensamento que trabalhamos duro para mudar, enterrar. Por exemplo, quando você trabalha para alguém que não tem capacidade para ter uma vida regrada ou até mesmo organizada em todos os setores, você vai ser afetada diretamente no seu dia a dia. E é essa mentalidade que estamos tentando construir de baixo pra cima. É necessário mudar isso. E nós mulheres temos esse poder de mudança: pense bem: nós é que criamos esses homens, então estamos fazendo alguma coisa errada. Porque não criarmos a consciência de mudar isso para que no futuro tenhamos um mundo de igualdade, sem discriminação de gênero ou racial. Viveremos numa sociedade onde as oportunidades serão iguais para todos, independente do sexo, raça e religião. Por muitos anos frequentei o Brasil porque era aeromoça da extinta Companhia aérea Pan Am e me identifiquei muito com os brasileiros. Acho um povo incrível, feliz e inteligente. Quero muito convidar as mulheres brasileiras, não só de Massachusetts, mas de outros estados vizinhos para participar do nosso Instituto. As participantes saem completamente mudadas, com uma visão de liderança e de compromisso não só com elas mesmas, mas também com a comunidade. É incrível como, ao final do Workshop, elas percebem o tanto de poder que têm nas mãos. Fica aqui o meu convite a essas poderosas mulheres Brasileiras”.

São cerca de 120 participantes mulheres e o Workshop é ministrado em 3 idiomas: Inglês, português e espanhol. Em todas as reuniões e classes se utiliza equipamento de tradução o que faz com que todas interajam e se comuniquem o tempo todo sem dificuldade nenhuma de participação.

Para mais informações e custo ligue para ( Bolsas de estudo também estão disponíveis)

Centro do Trabalhador Brasileiro – 617-783- 8001
Ou para o escritório do WILD – 617-328-1696
Serviço de creche também disponível.

A diretora Ruthella Logan.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times