Escola de Teologia é realizado na Paróquia de Somerville

No tempo das primeiras comunidades cristãs (que vai dos anos que se seguem à crucificação e…

No tempo das primeiras comunidades cristãs (que vai dos anos que se seguem à crucificação e ressurreição de Jesus até o martírio de Pedro e de Paulo – período que conhecemos principalmente a partir da narrativa continuada de Lucas nos Atos dos Apóstolos), Pedro costumava dizer aos cristãos que estivessem sempre prontos a dar as razões da sua fé aos que perguntavam (1Pe 3, 15), e Paulo reforçou no final da vida a importância de combater o bom combate e de manter a fé (2Tm 4, 7).

Nada disso se faz sem boa formação. A propósito, Pedro, com seus altos e baixos,  aprendeu diretamente do próprio Mestre, e foi por este incumbido de ser o primeiro líder dos Apóstolos. Paulo, por sua vez,  frequentou as melhores escolas do mundo grego daquela época, tendo então se convertido após um encontro pessoal com Jesus quando ainda perseguia os cristãos, transformando-se no grande apóstolo “ad gentes” (para os povos).

Quase dois mil anos se passaram, e muito se fez – e segue sendo feito – na tarefa de consolidar (doutrina), refletir (teologia), anunciar (evangelização) e viver (prática) a fé cristã. E, mais recentemente, a Igreja Católica tem dedicado bastante atenção à formação de leigas e leigos (pessoas que não fazem parte do clero ou de congregações religiosas). O Concílio Vaticano II (Anos 60) dedicou um documento inteiro para tratar do apostolado dos leigos, e a Quinta Conferência dos bispos latino-americanos (2007) em Aparecida destacou a importância crucial da formação teológica para que leigas e leigos assumam seu discipulado missionário.

Nesse espírito, e a partir de um impulso inicial dado em 2017 pelo Boston College (que tem oferecido cursos de extensão em teologia para a comunidade brasileira), a Paróquia Santo Antônio de Somerville retomou no ano passado uma iniciativa que o Apostolado Brasileiro manteve por um período até aproximadamente 2007, que é a Escola de Teologia para Leigas e Leigos. Neste caso (Somerville), em nível paroquial, mas totalmente aberta a membros de todas as comunidades.

Neste ano letivo que acabamos de encerrar, realizamos três cursos: Como Ler a Bíblia (perspetiva católica), Como a Bíblia Foi Escrita (Antigo Testamento), e Como a Bíblia Foi Escrita (Novo Testamento). Refletimos que a Igreja Católica nos ensina a ler os textos bíblicos a partir do método histórico, e não de forma literal (que é perigosa e ilusória, segundo a Igreja). E estudamos toda a história da redação bíblica (em formato de “timeline”) desde as origens do povo de Israel até as comunidades cristãs de terceira geração, acessando os contextos de cada período, e podendo assim entender melhor as razões e os sentidos dos textos bíblicos.

A Escola de Teologia da Paróquia de Somerville, portanto, faz a você o convite para se juntar a nós nesta iniciativa de, em comunidade, aprendermos mais sobre as razões da nossa fé cristã católica. Os cursos costumam durar de seis a oito semanas. Retomaremos as aulas em setembro, e o próximo curso deverá ser sobre as virtudes cristãs (ética cristã, o caminho para a santidade nos dias atuais, etc.). Para mais informações, envie e-mail para [email protected]

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook