Digaaí lança segunda fase de projeto que ajuda artistas brasileiros em Massachusetts

O Projeto Digaaí lançou a segunda fase do programa que tem por finalidade ajudar os artistas…

O Projeto Digaaí lançou a segunda fase do programa que tem por finalidade ajudar os artistas brasileiros que foram duramente afetados pela pandemia do novo coronavírus. Isso ocorre depois de mais de 30 artistas se apresentarem nas fases anteriores. Eles atuam nas páreas de música, canto, dança, artes cênicas, pintura, entre outras.

Esta segunda fase acontece através de uma parceria do Digaaí com o projeto Mostre Sua Cara. Para isso foram convidados dez artistas brasileiros de Massachusetts que falarão sobre suas artes e mostrarão um pouco dos seus talentos todos os sábados.

O horário da apresentação é às 7:00 pm. O bate-papo com os convidados é conduzido pelos artistas visuais Sid Degois e Margarette Mattos, criadores da plataforma Mostre Sua Cara.

O Digaai é uma plataforma digital, fundada por Álvaro Lima, que coleta e cura a produção cultural da diáspora brasileira. Ele explicou que esta fase do projeto tem o apoio do Mayor’s Office of Arts and Culture da cidade de Boston (MA) e conta com os seguintes convidados:

Renata Costa – Escritora

Ela nasceu em Goiânia (Goiás), é professora, escritora, atriz, produtora executiva, artesã, fotógrafa, mãe e autista. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira junto com seu filho, já participou em várias antologias nacionais e internacionais. Também é autora da obra “Meu Pequeno Grande Mundo”, que fala sobre seu filho autista que também escritor. Ele escreveu a obra “I love you mamma”. Ambos os livros estão disponíveis pelo Amazon.

Vanessa Lara – Fotógrafa

Brasileira que mora em Boston desde 2000. Ela é mãe da Lara, de seis anos, o primeiro grande motivo para acordar feliz todas as manhãs. O segundo é trabalhar com a arte de fotografia, registrar a beleza de cada pessoa em fotos que possam eternizar momentos especiais.

Nina Torres – Cantora

Janaina Torres, mais conhecida por Nina Torres. Ela estabeleceu um vínculo com a arte desde os quatro anos de idade, escutando Beethoven, Cat Stevens, músicas italianas, Nelson Goncalves e influências de sua mãe. Ela fez parte do Coral Estável, da UFMG e ASSEFAZ, regido por Mariângela Pinto Coelho, dando início à sua Carreira. Destacada por sua diversidade e originalidade cultural, Nina diz que sua escola foi ver o Congado, as procissões, o Carnaval passar em sua rua. Há 19 anos nos Estados Unidos, Nina atua como cantora, dançarina e artista multimídia em TVs, jornais, rádio e teatro. Nina faz questão de destacar que sua música e o eco que vem das montanhas de Minas Gerais e ritmada pela diversidade cultural do Brasil.

Josias Monteiro – Artista Visual

Josias Monteiro nasceu na cidade de Vitória (Espírito Santo). Não possui formação acadêmica em artes plásticas, mas desde a tenra idade começou a apresentar suas habilidades artísticas de formas variadas. Josias apresentou seus trabalhos solo e em coletivas. Seus trabalhos apresentam furnas humanas em estilo surrealista e em adição às suas habilidades artísticas, o teatro como ator, escritor e diretor foram faria marcantes em sua trajetória.

Lyria Garcia – Fotógrafa

É uma goiana radicada em Marlboro, Massachusetts, formada em Comunicação das Artes na Framingham University. No seu bacharelado, ela fez concentração em produção de filmes e chegou a fazer três curtas-metragens e agora trabalha com fotografia. O seu estúdio é especializado em fotos sensuais, fotos profissionais de perfil e ocasiões especiais.

Ricardo Nassif – Artista Visual

Ricardo Nassif Filho, desde de pequeno gostava de desenhar e pintar. Aos quatorze anos, seus pais lhe deram a oportunidade de fazer aula de desenho para aperfeiçoar os desenhos que fazia nas aulas de arte na escola. Seu primeiro desenho naquele curso foi o retratado de sua mãe a lápis. Ricardo continuou fazendo o curso por um ano onde aprendeu muitas outras técnicas!

Wanderson Terterelho – Instrutor de Dança

Natural de Cuiabá (Mato Grosso), sempre foi apaixonado pela cultura e ritmos de samba e forró. Ele é dançarino profissional e professor de dança desde de os 18 anos. Reside em Woburn, Massachusetts, é fundador do grupo de dança “Os Forrozeiros Dance Group”, com sede em Somerville, que criou o projeto “Forrófest EUA”, em Boston. Também criou e desenvolveu o 1º Brasilian Art Festival, realizado na cidade de Cambridge (MA), com o objetivo de valorizar e apoiar os artistas local, juntando em um só evento, culinária, arte e cultura brasileira.

Alverson Souza – Corista

Alverson de Souza nasceu no Rio de Janeiro e hoje mora na cidade de Boston. Tem graduação na área de Teologia e História. Desde 1999 é corista no Boston Gay men’s Chorus, um dos principais grupos corais da cidade, onde desenvolve sua arte de cantar em grupo.

Fernando Araújo – Ator

Fernando Araújo nasceu em Catende (Pernambuco) e aos doze anos foi morar com a tia em Recife, em busca de uma melhor condição de vida e melhores escolas, visando o futuro. Em janeiro de 1985, engrossou na Marinha do Brasil e em dezembro de 85 foi viver no Rio de Janeiro! Em 87 conheceu a sua esposa, Lucimar Araújo, com quem formou uma família com quatro filhos. Fernando é cozinheiro, ator e motorista de aplicativo, que reside nos EUA há 23 anos.

Margarette Mattos – Artista Visual

Margarette Mattos é natural de Vitória, no Espírito Santo, uma cidade brasileira desenhada com cores e texturas vibrantes de verão. E foi a inspiração do mar, dos minerais e da biodiversidade que sempre inspiração essa artista. Hoje, residente em Boston, ela ainda utiliza suas origens para dar forma ao seu trabalho. A artista visual leva na bagagem prêmios como BRAZILIAN INTERNACIONAL E FOCUS BRASIL. Desde 2020, participa como co-fundadora do projeto Mostra Sua Cara, que une artistas do mundo todo em um bate-papo cheio de boas histórias e muito aprendizado.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook