Primeiramente, é bem possível que você já seja beneficiado pela economia colaborativa e não…

Primeiramente, é bem possível que você já seja beneficiado pela economia colaborativa e não saiba. Afinal, funciona principalmente através de serviços que as pessoas usam diariamente e que acabam tornando suas vidas mais práticas. Mas as razões para a temática ser importante vão além de uma simples “comodidade”. 

É que a ideia da economia colaborativa surgiu com a intenção de mostrar as pessoas a importância de reduzir o consumo e pensar na divisão e uso eficiente dos recursos. Com isso, a economia colaborativa visa impactar (e tem impactado) a forma como consumimos e fazemos negócios. Seja para economizar ou para conseguir uma renda extra, ela se manifesta de diversas formas.

Um exemplo clássico é o Uber. Depois que você escolhe, rapidamente, seu destino e forma de pagamento, um motorista se direciona até onde você está. O detalhe é que, muitas vezes, ele não é bem um taxista, mas sim alguém querendo renda extra, que estava fazendo aquele itinerário e, buscando justamente o extra, tornou-se “taxista”. Do outro lado, a facilidade em encontrar um Uber diminui a necessidade de posse ou de uso de seu próprio veículo. As pessoas de fato se unem para gerar algo compartillhado. 

De forma geral, a economia colaborativa pode ser dividida em três pontos: o primeiro é a modificação na forma que as pessoas se relacionam, uma vez que agora elas precisam produzir algo compartilhado, gerando mais interação e troca de informação. O segundo está relacionado a forma de consumo, já que o foco deixa de ser a posse a passa a ser o uso. E, por último, há uma distribuição dos recursos, que são divididos em uma espécie de cadeia produtiva da qual emergem temas importantes, como a divisão de bens e o reuso.

Para saber mais sobre assuntos de interesse dos empreendedores Brasileiros que residem nos USA, participe das reuniões da Câmara de Comércio USA-Brasil, que ocorrem sempre na segunda terça-feira do mês. A do mês de agosto ocorrerá no dia 13 e será com o tema “Planejando sua aposentadoria nos Estados Unidos, tudo que você precisa saber sobre: Social Security e seus benefícios; Aposentadoria privada”, com a palestrante Ana Panori. Local a ser definido. 

Os interessados deverão confirmar presença através do e-mail: [email protected].

Fonte: Camila Oliveira | Ascom Câmara de Comércio USA-Brasil

Fonte: Brazilian Times