A imigração ilegal na fronteira sudoeste caiu tanto que o Departamento de Segurança Interna…

A imigração ilegal na fronteira sudoeste caiu tanto que o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos está deportando mais pessoas, mensalmente, do que as capturadas. Estas informações foram divulgadas na quinta-feira, dia 05.

Nos últimos cinco meses, 14.000 pessoas foram deportadas ou enviadas para o México, incluindo 1.170 somente em fevereiro.

O comissário interino do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês), Mark A. Morgan, disse que o número de travessias ilegais aumentou ligeiramente em fevereiro, mas ainda estava muito abaixo dos registrados ano passado.

Ele disse que a natureza destas travessias parece diferente agora. No ano passado, contrabandistas estavam recrutando famílias da América Central. Agora os agentes estão vendo famílias adultas do México, Equador e Brasil.

Mas ele disse que o CBP melhor preparado para lidar com a situação, graças às políticas implementadas e acordos firmados com o México e os países da América Central no ano passado, que dão ao governo a chance de fazer algo além de liberar imigrantes indocumentados dentro dos EUA.

“Temos as ferramentas certas em funcionamento agora, onde temos a capacidade de deportar mais pessoas do que realmente apreendemos”, disse Morgan a repórteres antes de anunciar os números de fevereiro.

Após oito meses de queda, o número de pessoas detidas por agentes da Patrulha de Fronteira ou encontradas por oficiais nos portos de entrada aumentou de cerca de 36.650 em janeiro para cerca de 37.100 em fevereiro.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times