Para marcar 100 anos de serviço para os recém-chegados a Lowell (Massachusetts), o Instituto…

Para marcar 100 anos de serviço para os recém-chegados a Lowell (Massachusetts), o Instituto Internacional da Nova Inglaterra (IINE) homenageará 100 residentes que influenciaram, lideraram e fizeram parte da vibrante comunidade de imigrantes de Lowell em uma celebração que acontecerá no dia 1º de maio.

“Desde a nossa fundação, em 1918, estas pessoas, têm sido nossos parceiros no reassentamento, educação e acolhimento de recém-chegados à cidade”, disse o CEO do IINE, Jeff Thielman. “Por sua vez, imigrantes e novos americanos têm sido parte integrante do crescimento e da história de Lowell. Eles moldaram a história, as pessoas e a personalidade da cidade”.

O IINE é uma das maiores e mais antigas organizações de restabelecimento de refugiados e serviços para imigrantes na região. Todos os anos, a instituição atende 2.000 pessoas em Lowell, Boston, ambas em Massachusetts, e Manchester, em New Hampshire. Um século de serviço da organização será celebrado na cidade onde tudo começou. Como parte da comemoração do centenário, a IINE convidou a comunidade de Lowell para ajudar a identificar 100 dos líderes mais admiráveis da comunidade de imigrantes em Lowell que realizaram algo importante em seus campos, bem como os residentes locais que apoiaram imigrantes e questões de imigrantes.

Incluídos na lista de homenageados “Lowell 100” estão professores, padres, funcionários públicos, educadores, executivos, empreendedores e ativistas. A Lista representa 35 países diferentes, muitas gerações e dezenas de setores da indústria.

Um dos homenageados, Frank Carvalho, é um imigrante brasileiro que ocupou cargos de diretor executivo da Mill Cities Community Investments e diretor executivo da Coalition for a Better Acre. Ele também atuou nos conselhos de muitas organizações sem fins lucrativos e é co-presidente do Lowell Foreclosure Prevention Task Force.

Carvalho será reconhecido ao lado de seus colegas homenageados durante o “Lowell 100 Celebration”, no Lowell Memorial Auditorium, em 1º de maio de 2019.

O evento contará com comida de restaurantes locais de propriedade de imigrantes e uma exposição especial com a história do IINE de serviço à comunidade imigrante.

“Até onde sei, nenhuma tentativa foi feita para homenagear 100 residentes de Lowell dessa maneira”, disse o doutor Robert Forrant. Ele é professor no departamento de História da Universidade de Massachusetts Lowell, e um especialista em história local que ajuda o IINE a aprofundar seus próprios arquivos e outros para apresentar um exame tópico do legado da imigração em Lowell.

“De forma inclusiva, revisar a história da cidade e criar uma lista de 100 imigrantes e refugiados que ajudaram a vitalizar a cidade é uma grande tarefa”, disse ele. “Mas uma reconhecimento digno do impacto que os homenageados terão na cidade”.

Um grupo de mulheres de Lowell e arredores fundou o Instituto Internacional da Nova Inglaterra (IINE) em 1918. Elas se uniram em resposta ao crescente do nacionalismo nos EUA após a Primeira Guerra Mundial. Originalmente, o IINE recebia refugiados que chegavam de barco e os ajudavam com moradia, emprego e treinamento de idiomas. Hoje, muito desse mesmo trabalho continua, mas com uma inclinação moderna nos serviços. A equipe do IINE saúda os recém-chegados no aeroporto, protege sua moradia com os proprietários locais e os coloca em uma rota rápida de 90 dias para a autossuficiência. Os imigrantes que não são refugiados participam de aulas de Inglês para falantes de outras línguas (ESOL, sigla em inglês) do IINE, programas de treinamento profissional e serviços jurídicos.

A celebração pública homenageando o Lowell 100 (e seus descendentes) acontecerá às 6:00 pm, na quarta-feira, 1º de maio, no Lowell Memorial Auditorium. Para mais informações ou para comprar ingressos, visite www.iine.org 100 ou contate a IINE através do e-mail [email protected] ou telefone 978-459-9031.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times