“O ICE está proibido de prender indocumentados em tribunais sob uma liminar assinada por um juiz federal”, afirma os defensores.

Apesar dos crescentes temores de ataques do Departamento de Imigração (ICE), ativistas comunitários estão pedindo aos imigrantes de Massachusetts para que tirem proveito da ordem de um juiz federal que impede que agentes de imigração prendam pessoas em tribunais locais.

Já passou um mês desde que um juiz federal autorizou uma liminar preliminar que impede o ICE de prender pessoas em tribunais de Massachusetts.

Mas Yessenia Alfaro, vice-diretora da Chelsea Collaborative, disse que recebe ligações de imigrantes locais dizendo que estão com medo de irem sozinhos ao tribunal. “Mesmo que a ordem tenha entrado em vigor, ainda precisamos informar mais a nossa comunidade”, disse ela, que ainda recebe telefonemas de moradores locais falando sobre o medo.

Alfaro ainda acompanha as pessoas em tribunais locais, apesar das proteções oferecidas pela liminar.

Os anúncios sobre ataques dos ICE nas últimas semanas apenas confundiram mais as comunidades de imigrantes, levando as famílias a evitar compromissos e serviços religiosos.

Alfaro e outros voluntários do Chelsea Collaborative bateram às portas, na noite de segunda-feira, dia 22, para distribuir cópias da ordem judicial e explicar o que isso significa para os moradores. “Estamos nos organizando e nos mobilizando para bater de porta em porta para dar informações sobre os direitos dos imigrantes e sobre essa ordem, para que não sintam medo de chamar a polícia, apresentem queixas de roubo de salário ou queixas de problema com seus locadores”, disse ela em uma entrevista em espanhol.

John Willshire Carrera, diretor-gerente da Clínica de Imigração e Refugiados de Harvard, nos Serviços Jurídicos da Grande Boston, distribuiu cópias da liminar durante uma reunião chamada de “Conheça os Seus Direitos”, na semana passada, na Chelsea Collaborative. “Acho importante que as pessoas saibam quais são seus direitos, especialmente neste momento em que elas estão sob ataque, seja real ou retórico”, disse.

Massachusetts é o único outro estado em que um juiz federal impediu agentes do ICE prendam pessoas em tribunais, mas essa proteção é baseada em uma decisão temporária.

O ICE deve obedecer a ordem do juiz e evitar prisões em tribunais, independentemente de quaisquer planos para incursões de imigração, mas isso não necessariamente protege os imigrantes indocumentados andando na rua, disse Emma Winger, uma advogada do Conselho Americano de Imigração.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times