A Assembleia Legislativa de New Hampshire aprovou na semana passada um projeto de lei que…

A Assembleia Legislativa de New Hampshire aprovou na semana passada um projeto de lei que permitiria que imigrantes indocumentados tenham acesso à carteira de motorista emitida pelo estado. “Muitas pessoas em situação irregular que moram em nosso estado vieram para cá ainda jovens, sem nenhuma culpa”, disse o deputado Casey Conley, um democrata de Dover, que falou em favor do projeto, chamado de 397-FN.

Agora o projeto segue para analiso no Senado estadual e se for aprovado, será encaminhado para o Governador Chris Sununu.

Após a aprovação, várias organizações iniciaram manifestos em todo o estado e criaram meios para sensibilizar e mostrar aos senadores a importância de aprovar o projeto.

A ativista brasileira Renata Olszewski, da Latino American Community Empowerment, está usando as suas redes sociais para mobilizar a comunidade a apoiar o projeto que libera carteira de motorista para imigrantes indocumentados em New Hampshire. “É muito importante que vocês participem deste processo, pois a liberação da carteira de motorista vai beneficiar a todos”, disse.

Ela pede para que os brasileiros conversem com seus familiares, amigos, vizinhos e patrões norte-americanos.  “Expliquem para eles o motivo porque os imigrantes precisam de uma carteirista de motorista”, fala. “É muito importante explicar o que significa esta conquista para a nossa comunidade e para o Estado”.

Renata destaca que muitos cidadãos norte-americanos são contra o projeto porque desconhecem o que realmente ele tem por objetivo. Ela explica que alguns pensam que o fato de conceder uma carteira de motorista para um indocumentado, estará lhe dando direito a voto. “Precisamos mostrar que o único fim é garantir segurança nas estradas e possibilitar que as pessoas dirijam sem medo”, explica.

A brasileira fala que haverá manifestações e quem não puder participar, pode enviar e-mail para alguns políticos que terão influência na aprovação deste projeto. “Gostaria de pedir a todos para enviar muitos e-mails e ajudar nessa hora. Estou vendo que muitos cidadãos não estão aceitando isso é nem eles entendem a lei. Estão pensando que indocumentados terão direito a votar. Peça a amigos e familiares. Mande o máximo possível. Peça aos seus amigos americanos também”, disse. 

Os e-mails citados pela ativista são: [email protected], [email protected], [email protected]

MODELO DE CARTA

Renata também publicou um modelo da carta que pode ser enviada aos políticos:

Data

Querido (nome do político)

Estou a escrever-vos no que diz respeito à licença de apoio aos motoristas é para imigrantes sem documentos sem número de segurança social. Este projeto de lei é uma forma positiva de garantir que os imigrantes contribuintes são capazes de se transportar para os seus empregos e transportar os seus filhos para a escola e outros lugares que beneficiam o crescimento dos seus filhos como indivíduos dos Estados Unidos. Muitos destes imigrantes crianças são cidadãos e devem desfrutar e ter acesso às mesmas oportunidades que qualquer outro cidadão dos Estados Unidos tem. Além disso, a conta é uma excelente forma de o estado rastrear indivíduos que têm uma id fiscal ao ter uma licença de motoristas. Os benefícios para o estado serão significativos, principalmente para o departamento de trânsito, através do aumento das receitas. Este projeto de lei é sem dúvida uma vitória para todos. Espero sinceramente que vocês apoiem a passagem desta conta.
Sinceramente, (seu nome)

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times