A espiritualidade encontra seu lugar no ensino em casa

Sebastian, de sete anos, e seu irmão mais velho, Diego, sentam-se lado a lado, cada um com seu…

Sebastian, de sete anos, e seu irmão mais velho, Diego, sentam-se lado a lado, cada um com seu laptop. A mãe deles, Yadirah Ruiz, uma professora, está sentada a alguns metros de distância instruindo seus alunos no Zoom. Todos os três usam fones de ouvido enquanto tentam se concentrar no que está acontecendo em sua própria sala de aula virtual dentro de sua casa em Riverview, Flórida. Embora ele admita que às vezes pode ser entediante, Sebastian diz: “Amo ficar em casa com minha família, isso porque não sou intimidado por outras crianças”.

Para muitos como a família Ruiz, a educação agora é apresentada e recebida nas mesas da sala de jantar, nas cozinhas, nos porões e nos quartos: a nova “escola”.

Mas quando os edifícios escolares fecharam suas portas em face da pandemia COVID-19, muitas famílias Testemunhas de Jeová transformaram os desafios do aprendizado remoto em uma oportunidade de expandir a educação de seus filhos por meio de atividades espirituais.

“A pandemia derrubou todo o nosso sistema educacional”, diz Greta Hawkins, diretora da P.S. 90 The Magnet School para Estudos Ambientais e Bem-Estar Comunitário em Brooklyn, Nova York. “Os pais devem perceber que agora, mais do que nunca, precisam ter um interesse proativo na educação de seus filhos.”

Para muitos pais acostumados a mandar seus filhos para a escola todas as manhãs, ter um papel mais ativo na educação de seus filhos tem sido um dos desafios mais difíceis deste “novo normal”. “Eu estava mais preocupado em como seria capaz de conciliar meu horário de trabalho e, ao mesmo tempo, administrar a escolaridade dos meninos, mas está funcionando”, diz Ruiz. “Também tento ajudar as crianças a se lembrarem de que Deus está sempre cuidando de nós.”

Os pais também passaram a reconhecer que a educação de seus filhos envolve mais do que alfabetização. Gabrielle e Keith Mierop, de Gainesville, Flórida, começaram a notar que seus dois filhos Jacob, 8, e Jett, 3, estavam sentindo um pouco de fadiga familiar. “A fadiga pandêmica também afeta as crianças. Com o fato de estarmos juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana, foi mais fácil para nosso filho mais velho, Jacob, pensar apenas em si mesmo e no que ele está passando”, diz Gabrielle. “Estamos fazendo um esforço consciente para ajudá-lo a pensar além de si mesmo.”

Algumas famílias descobriram que a melhor educação acontece além das paredes de sua “escola” – com o que os educadores chamam de aprendizagem autêntica ou baseada em projetos. Essa abordagem de aprender fazendo “requer o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, solução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação”, de acordo com PBLWorks, uma organização sem fins lucrativos focada no aprendizado baseado em projetos.

Embora o tempo e o treinamento limitados restrinjam seu uso em muitas salas de aula, a família Mierop fez do aprendizado baseado em projetos uma das principais ferramentas para ensinar seus filhos.

Para seu projeto de aula de música, Jacob compôs uma canção sobre o quanto sentia falta de estar com sua congregação. Sua mãe gravou um vídeo de Jacob cantando sua canção, enquanto seu pai tocava ukulele e seu irmão mais novo dançava ao fundo. Essa atividade ajudou Jacó a canalizar suas energias para fora de si mesmo e a pensar nas pessoas de quem gostava.

Emma e Yamil Pabellon, que moram em Orlando, Flórida, também empregaram o aprendizado baseado em projetos ao ensinar seus dois filhos. Eles fazem isso adaptando a educação de seus filhos aos seus interesses individuais. “Comecei fazendo perguntas para ver o que os atraía”, explica Emma. Ela logo descobriu que seus filhos estavam muito interessados no Japão, e então eles embarcaram em um projeto de estudo da geografia, cultura e língua do Japão. Ela também os designa para escrever relatos da perspectiva de pessoas históricas mencionadas em relatos bíblicos, como Paulo ou Timóteo.

Jonathan e Beverly Orellana tentam ensinar aos três filhos a importância de mostrar generosidade e bondade. Eles encorajaram seus filhos a escrever cartas para os vários entregadores que vieram para sua casa em Jacksonville, Flórida. “Meus pais compraram uma mesinha e a colocamos do lado de fora na varanda da frente”, explica Andrea, de nove anos. “Quando recebemos uma entrega, o entregador recebe uma carta e um lanche. Este tem sido um projeto divertido!”

“Pais Testemunhas de Jeová estão lidando com a educação de seus filhos de uma maneira digna de imitação, talvez porque eles sempre tiveram um programa educacional estruturado para suas reuniões congregacionais”, diz o diretor Hawkins, que frequenta uma congregação das Testemunhas de Jeová no Brooklyn.

Oferecer uma educação estruturada – tanto espiritual quanto acadêmica – é um estilo de vida para Miguel e Ana Mendez, que moram em Weston, Flórida e são pais de três meninos com idades entre 7 e 13 anos. Eles adotaram o hábito de incluir atividades espirituais como uma característica regular da educação de seus filhos, que inclui passeios virtuais por museus e safáris.

“Tivemos que improvisar e fazer alguns ajustes, mas ainda priorizamos o que é mais importante para a nossa família. No processo, temos criado algumas memórias maravilhosas, mesmo durante a pandemia.”

Mais informações sobre como as famílias podem ter sucesso no ensino à distância e nas atividades das Testemunhas de Jeová estão disponíveis em jw.org, com conteúdo em mais de 1.000 idiomas.

Yadirah, Sebastian e Diego Ruiz

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook